A situação da água em Guanhães está complicada e o melhor a fazer é economizar ao máximo. Uma reportagem transmitida pela Emissora Rede Globo, no estado do Espírito Santo, mostrou uma medida que pode ajudar muito. Serve para todos aqueles que tenham em casa ou no trabalho, caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário.
Uma medida super simples e que pode economizar mais de 480 litros de água por mês: basta pegar uma garrafa pet de 2 litros, encher de água, tampar e colocar fechada no canto direito da caixa de descarga, ao lado da bomba.
Como isso pode interferir no desperdício? Colocando a garrafa cheia no canto da descarga, a caixa enche menos, e pode economizar exatamente dois litros a cada descarga. Na reportagem transmitida pela emissora, Ivonete Barcelos, que foi quem divulgou a ideia, afirmou que mais de 140 apartamentos do condomínio onde ela mora, já aderiram à ideia. Com a atitude, ela espera economizar mais de 200 mil litros de água por mês no residencial.
Entenda, a conta é simples: se uma descarga economiza 2litros; oito descargas vão economizar16 litros, o que equivale a 480 litros por pessoa ao final de cada mês.
A reportagem da Folha FM conversou sobre a medida com o Assessor de Comunicação do SAAE, Paulo Américo, que achou a medida bem interessante: “Uma ideia muito criativa e que chegou em boa hora,” salientou.
Em Guanhães, os moradores também já estão correndo atrás de alternativas para economizar água em suas residências.
A pedagoga Shana Coelho e o empresário Gustavo Oliveira tiveram uma ideia e resolveram a colocá-la em prática na casa deles. O casal comprou dois reservatórios de 200 litros cada, colocaram torneiras acopladas a eles, fizeram um suporte de rodinhas para facilitar o descolamento e pronto: já podem reservar a água da máquina e reutilizá-la em casa: “Ficamos preocupados com a situação e mais que depressa fizemos este reservatório. Com a água da máquina, podemos limpar a casa, a área e ainda lavar a garagem. Mangueiras também podem ser encaixadas na torneira, o que facilita ainda mais o processo,” contou.
Com a alternativa, Gustavo espera economizar mais de 350 litros de água por semana, o que já ajuda bastante, principalmente se mais pessoas adotarem a medida.
O empresário contou ainda que já está olhando uma maneira de reservar a água da chuva e poder fazer uso dela para limpeza e dar descarga em sua residência: “já estamos olhando isso, quero colocar um reservatório de 10 mil litros em minha casa para este fim. Se Deus quiser vai dar certo,” finalizou.
Por Folha
Deixe um comentário