O medo de fogos de artifício é comum nos cães e preocupa os donos nessa época do ano. Com o Réveillon batendo à porta, a reportagem da Folha procurou o veterinário Paulo Emílio, para falar das reações provocadas e também dar dicas para seu pet não ficar estressado com os barulhos da virada.
Mesmo o cão mais confiante e equilibrado pode se assustar e ficar com medo de sons que não são familiares para ele. A reação súbita dos animais em relação aos fogos de artifícios é alarmante para seus donos. Não raro, cães entram em desespero ao ouvir explosões.
De acordo com o veterinário entre outras consequências é grande o número de fugas, desaparecimentos, atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares superiores, alem de paradas cardiorespiratórias, ataques epiléticos, fêmeas podem parir antes da hora, diarreia e stress.
Confira algumas dicas para proteger o seu animalzinho de estimação:
Dica 1 - Colete de segurança
Baseado em uma técnica de uma adestradora de cavalo, esse colete faz com que o animal se sinta abraçado. Ele pressiona alguns pontos estratégicos do corpo do animal e faz com que a circulação sanguínea dele seja estimulada fazendo com que se acalme e não fique tenso no momento dos fogos. Esse tipo de colete custa entre R$ 90 e 150, mas você também pode fazer em casa usando uma faixa que tenha elasticidade.
Dica 2 - Florais
Florais aliviam a ansiedade e o estresse do cão. Você pode comprar na farmácia ou então fazer em um veterinário homeopata. Para dar o floral ao seu pet de estimação, você pode colocar direto na boca dele ou então colocar na água.
Dica 3 - Protetor auricular
Para deixar o seu cão o mais confortável possível, uma boa opção é colocar um protetor auricular. Recomenda-se que use algodão, já que o animal está mais habituado com o material por conta de sempre usar para proteger o ouvido durante o banho. Se preferir, também existe protetores auriculares moldáveis.
Dica 4 - Ambiente seguro e escuro
Seu animal precisa estar em um ambiente seguro, onde não tenha como se machucar. Lembrando que ele não pode estar preso em uma coleira, isso causaria mais estresse. Um ambiente escuro também é bom para acalmar o seu pet.
Dica 5 - Som
Ao longo de todo o dia acostume seu cão com o som. Uma dica ótima para isso é ligar uma música em um volume e aos poucos ir aumentando até a hora dos fogos. Sem perceber diretamente, ele vai se acostumar com o barulho e terá um relaxamento maior na hora da virada do ano.
Por Folha com colaboração Estagiária Stela Natalie
Deixe um comentário