Sentar-se no Salão de Pedras e assistir ao espetáculo do pôr do sol é parada obrigatória para qualquer turista que visita Conceição do Mato Dentro. O local é rodeado por balneários e se impõe como um dos principais atrativos do município.
Para reafirmar essa vocação e tornar a formação rochosa ainda mais apreciada por viajantes e pelos próprios conceicionenses, a prefeitura idealiza um projeto grandioso para legitimar o Parque Natural Municipal Salão de Pedras.
O parque foi formalizado em 1999, mas, desde então, não havia passado por uma estruturação que fosse compatível à importância do local. Em fevereiro do ano passado, a prefeitura começou a instalar cercas de concreto ao redor do Salão para demarcar limites e impedir a entrada de veículos e animais de grande porte. É o primeiro passo dentro do novo projeto.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Sandro Heleno Lage da Silva, a colocação de cercas está em 70% e vai atingir 12 quilômetros de extensão. A expectativa é de que essa etapa inicial seja concluída até o fim de dezembro.
Paralelamente à instalação das cercas, a prefeitura prepara terreno para a construção da Alameda Beira Mato. A nova via, com 14 quilômetros, partirá do bairro Barro Vermelho e contornará o Parque Natural. O projeto que é a alameda tenha ampla ciclovia e calçada para pedestres. Parte dessa nova via já foi garantida por meio de condicionante da Anglo American.
Por DeFato Online/Edição Folha
Deixe um comentário