Os quilombolas de Três Barras ganharam novos conhecimentos e uma nova oportunidade de renda. Nos meses de agosto e setembro, a Prefeitura levou até a comunidade um curso de artesanato em fibras naturais, pelo qual eles aprenderam a fazer móveis de bambu. Com habilidade e cuidado com o meio ambiente, o trabalho apresenta mobílias feitas de maneira durável e sustentável.
A capacitação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Conceição do Mato Dentro e o ensino técnico do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O curso foi realizado em módulos que contemplaram: colheita e corte; preparo e tratamento; embuchamento e travamento; montagens das peças e acabamentos.
“A construção de móveis em bambu é uma atividade que viabiliza a geração de renda para as famílias vulneráveis, resgata cultura e ainda preserva o meio ambiente pela maneira em que se faz o manejo do bambu”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marisa Lages.
Além de charmosos, os móveis de bambu apresentam alta durabilidade devido a sua rigidez e por não atrair cupins. Destaca-se também que a utilização do bambu ante a madeira é mais vantajosa para o produtor e para o meio ambiente, pois entre o brotamento e o corte do bambu tem-se em média de 2 a 3 anos.
A iniciativa faz parte do programa Terra Mãe, que tem por objetivo o empoderamento das comunidades, por meio do desenvolvimento de atividades comunitárias tradicionais e da estruturação de uma cadeia produtiva sustentável. Dentro dessa proposta, além das capacitações técnicas e profissionais, os assistidos ainda recebem orientações sobre economia e comercialização dos produtos.
Por Ascom CMD/edição Folha
Deixe um comentário