O município de Açucena está entre as dez cidades do interior de Minas selecionadas para receber recursos para criação de bibliotecas públicas municipais. Os investimentos serão em torno de R$260 mil no total.
O resultado do edital foi divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura na última semana, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. No processo de seleção foram avaliadas propostas de cada localidade para a promoção da leitura na sede do município e em seus distritos, para a democratização do acesso ao livro e estímulo à leitura, entre outros critérios.
Cada uma das cidades contempladas receberá um acervo de, no mínimo, mil itens entre livros em impressão comum e Braille, CD’s, DVD’s e audiolivros, no valor aproximado de R$ 26 mil.
“O que vamos receber será uma inovação. Vai trazer mais conhecimento e acesso à pesquisa para as nossas comunidades tão carentes de material público compartilhado”, destacou Edilson Gonçalves Bento, diretor do Departamento de Cultura de Açucena.
Açucena possui apenas uma biblioteca pública para atender uma população de 10mil e 600 habitantes, incluindo os moradores de cinco distritos. O projeto contemplado pelo edital da Secretaria de Estado da Cultura, intitulado “Leitura para Todos”, será implantado, estrategicamente, no distrito de Naque-Nanuque, uma das áreas de grande vulnerabilidade social da região.
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
Com a gestão da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais é responsável pela interiorização dos serviços bibliotecários em Minas Gerais. O sistema coordena, atualmente, 700 Bibliotecas Públicas Municipais no Estado de Minas Gerais.
Incentiva a criação, expansão e manutenção dos serviços bibliotecários em todas as regiões do Estado, promovendo a articulação inter-regional das bibliotecas públicas por meio de uma rede de bibliotecas-polo. Além disso, elabora e produz exposições literárias itinerantes a fim de incrementar projetos culturais de estímulo à leitura no âmbito das bibliotecas públicas.
Por Plox
Foto Plox
Deixe um comentário