Apesar dessa possibilidade, no Procon Regional de Guanhães, que deu início às atividades de 2012 no dia 3 de fevereiro, ainda não recebeu nenhum tipo de reclamação proveniente das compras de fim de ano. “Até agora, nenhum caso novo registrado referente às compras de Natal, mas sabemos que podem ocorrer”, diz a Coordenadora do órgão, Suzana Figueiredo.
Segundo Suzana, atualmente as principais reclamações são em relação à garantia do produto e assistência técnica. Geladeira, televisão e celular são os principais alvos de novas reclamações que poderiam ser evitadas caso o consumidor tivesse o cuidado de guardar a nota fiscal.
“O consumidor vai até a loja e compra. Mas às vezes não se preocupa em guardar o manual do fabricante e a nota fiscal. Até 90 dias após a compra, a garantia é da loja, mas a partir disso, é do fabricante. E é no manual e com a nota fiscal, que o cliente vai conseguir comprovar e resolver o seu problema”, orienta Suzana Figueiredo.
Os casos com menos solução, segundo informações do Procon, são exatamente quando o consumidor não possui os documentos necessários. “Normalmente os casos são resolvidos. O cliente tem que entrar em contato com o fabricante, que vai fornecer um código para o produto ser enviado ou vai irá informar sobre a assistência técnica mais próxima. O prazo para o fabricante resolver o problema do consumidor é de até 30 dias, seja consertando, dando um novo ou fazendo o ressarcimento com os rendimentos devidamente corrigidos. Se não, o cliente tem o direito de pedir um novo produto ou o valor que ele pagou devidamente atualizado”, explica Suzana.
Para não correr riscos, o ideal é que o consumidor faça uma cópia do cupom fiscal e guarde junto com o original, já que atualmente eles apagam com o passar do tempo.
Por Samira Cunha
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