Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes apresentaram crescimento do Índice de Competitividade, levantamento que avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional.
No geral, o índice da capital cresceu 0,9% em relação a 2014 - subindo de 78,5 pontos para 79,2, acima do crescimento das capitais nacionais que foi de 0,6%, com média de 68,6 pontos. Já o índice das cidades mineiras do interior que era de 59,9 pontos em 2014, subiu para 61,5 em 2015, ficando acima da média nacional das não capitais, que foi de 53,8.
O estudo avaliou a evolução dos destinos em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
A metodologia considerou prerrogativas do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global. O Índice de Competividade é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas.
A cidade de Diamantina observou um grande aumento no quesito infraestrutura geral, subindo de 80,7 pontos em 2014 para 82,9, o que fez com que o destino saltasse do 13º lugar para o 8º nesse item, superando também a média das não capitais (61,8).
O mesmo aconteceu na dimensão marketing e promoção do destino, que analisa aspectos das variáveis de marketing, participação em feiras/eventos, promoção do destino e estratégias de promoção digital. Antes, o destino ocupava a 13ª posição com 60,7 pontos, e, atualmente ocupa a 10ª posição com 62,7 pontos – superando a média das não capitais em 39,3%.
Por Agência Minas/Edição Folha
Deixe um comentário