A Escola Estadual Francisco Dias, situada na pequena cidade de Virginópolis, já é exemplo quando o assunto é o combate à violência. Apesar de não terem ganhado o concurso que definiria o mascote do projeto, o plano criado pela escola no ano passado com foco na violência contra a mulher, foi um dos motivos de ter sido escolhida entre tantas outras escolas de Minas.
O projeto “Maria da Penha vai às escolas” será lançado nesta quinta-feira (23) às 10h em Virginópolis e, simultaneamente, em várias cidades de Minas Gerais. Para a diretora da escola, Maria das Graças Andrade Magalhães, ter a escola como uma das propulsoras desse projeto é muito gratificante.
“Antes mesmo de o projeto ser lançado já fazíamos esse trabalho de alerta sobre a violência nos 8º e 9º anos. O objetivo maior é conscientizar os alunos desde pequenos que a família tem proteção, principalmente a mulher, que existe uma lei para isso e que é importante denunciar”, explicou.
Entre as ações previstas estão distribuição do gibi “As Marias em: Maria da Penha vai às escolas” (material didático que aborda, de maneira lúdica, a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres) e capacitações para os professores, sobre estratégias metodológicas para utilização do material.
O evento contará com a presença da diretora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Governador Valadares, Rosângela Barbosa, e ainda de representantes da Superintendência Regional de Ensino de Guanhães e autoridades locais.
Deixe um comentário