O ano de 2016 foi significativamente relevante no que diz respeito ao Investimento Social Corporativo da CENIBRA. A destinação estratégica de recursos da empresa (financeiros, humanos, técnicos ou gerenciais) para os projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos de benefício público configura o que é considerado o Investimento Social Corporativo.
A eficiência das ações e projetos é constatada quando há geração de valor para todos os envolvidos: iniciativa privada, pública e sociedade civil.
Apenas para projetos culturais, via Lei Federal de Incentivo à Cultural, a Empresa destinou R$ 1.110.289,88; Para a inclusão social via projetos esportivos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, foram destinados R$ 144.844,37.
Já para as ações de capacitação de Conselhos de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) contou com a destinação de R$ 243.366,34 por parte da CENIBRA e R$ 74.967,66 por parte dos empregados.
Saúde - A CENIBRA contribuiu para a Unidade de Cuidados Paliativos e Unidade de Oncologia da Fundação São Francisco Xavier (FSFX - Ipatinga). Foram destinados R$ 266.305,82 no ano passado. Com a habilitação da FSFX ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) pessoas físicas e jurídicas podem destinar a parcela de 1% do Imposto de Renda a pagar para os projetos da instituição na área oncológica. A CENIBRA é uma das parcerias da iniciativa. Trata-se de um programa implantados pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia.
“A CENIBRA EM 2016 aprimorou o relacionamento institucional baseado no diálogo ético, transparente e integrado com poder público e comunidades. Para isso, renovou parcerias e firmou novos compromissos apoiando iniciativas que promovam o desenvolvimento dos 54 municípios em que atua em de Minas Gerais, a partir da economia criativa e inclusiva, vocação sociocultural das comunidades, ações educativas, projetos culturais e esportivos” afirma a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, também responsável pelo Instituto CENIBRA.
Em 2016, o Instituto potencializou as iniciativas para geração de renda a partir da economia criativa. Os integrantes de projetos sociais participaram de eventos estaduais de empreendedorismo e artesanato. O Instituto CENIBRA promoveu ainda a capacitação dos projetos com o foco em fortalecimento da economia social, organização das entidades, aprimoramento de linha de produção, busca de novos mercados.
Por Ascom Cenibra/edição Folha
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