As festas religiosas que homenageiam São João, nos meses de junho e julho, são marcadas pela tradição no Brasil e costumam render diversos tipos de comemorações.
Por esse motivo, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig alerta a população para os cuidados que devem ser tomados em relação à rede elétrica, especialmente, na utilização dos fogos de artifício e da típica fogueira, tão comuns nessa época do ano.
Normas de segurança
De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como deve ser evitada a fixação de enfeites próxima à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques e palcos e a utilização de veículos de som e trios elétricos devem ser realizadas em conformidade com a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica.
Quanto aos tradicionais balões juninos, a CEMIG ressalta que deve haver grande precaução: “Soltar balão é crime e não se deve, de forma alguma, fazê-lo próximo à rede elétrica. Apesar de esse não ser um costume dos mineiros, é sempre bom reforçar a informação, pois algumas pessoas ainda se aventuram e brincam perto das instalações e cabos. Historicamente, acidentes dessa natureza sempre causaram danos enormes às pessoas envolvidas”. Outra recomendação é não fazer fogueiras sob a fiação elétrica.
Recomendações
Iluminação, enfeites e alegorias
* Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
* Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
* Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
* Não fazer ligações clandestinas (gatos).
Palanques para apresentação de shows
* A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
* A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica.
Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
* Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
* Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
Fios partidos (acidentalmente)
* Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, e aguardar a chegada dos técnicos da Empresa.
Mais informações: 116
Por Ascom Cenibra
Deixe um comentário