Devido à sua grande potência, o chuveiro é certamente um dos equipamentos elétricos que mais influenciam o consumo de energia elétrica dentro das residências, principalmente no inverno – quando é difícil prescindir do banho quente. Para diminuir o impacto na conta de energia pela utilização desse equipamento, a Cemig recomenda uma série de dicas.
Segundo o técnico de soluções energéticas, Frederico Stark Rezende, a economia começa na hora de comprar o aparelho, pois “é preciso observar se o chuveiro tem o selo do Procel de economia de energia, sendo que os equipamentos mais eficientes são classificados com a letra A”.
O consumidor pode observar ainda a potência do chuveiro: quanto maior, mais energia ele vai consumir. “Em média, um chuveiro costuma ter 4.400 watts de potencia e é responsável por, aproximadamente, 25% da fatura de energia”, explica.
Além de prestar atenção na potência do aparelho, as pessoas devem ficar atentas à forma de uso, já que o consumo da energia é dado pela fórmula “potência vezes o tempo de utilização”. De acordo com Frederico Stark, os consumidores podem economizar energia ao reduzir o tempo de banho e ao desligar o chuveiro na hora de ensaboar.
Outra atitude importante é em relação à mudança de posição da chave inverno/verão. ”Em Minas, mesmo sendo inverno, há cidades em que é possível deixar o chuveiro na posição verão, isso gera uma economia de, aproximadamente, 30%”, afirma o técnico.
Hoje em dia, estão disponíveis no mercado chuveiros com mais opções para regulagem da temperatura ou mesmo aparelhos que, quando instalados no chuveiro proporcionam um ajuste da temperatura mais adequado ao clima.
“Esse recurso pode ser interessante para economia de energia uma vez que, com ajustes de temperaturas intermediárias, pode-se evitar que o consumidor permaneça com a chave seletora na posição inverno, consumindo mais energia”, diz Rezende.
Além disso, o consumidor deve avaliar a possibilidade de instalação de um sistema de aquecimento solar, pois o custo beneficio pode ser um atrativo.
Por Agencia Minas
Deixe um comentário