O abadá está na mão e o destino escolhido, mas pouca gente se lembra dos cuidados necessários com a alimentação durante os dias de festa.
Alguns preparos saudáveis e práticos podem evitar que a diversão se transforme em dor de cabeça. As dicas são da nutricionista do município, Luciane Duarte Nunes Coelho. Segundo ela, a regra para ter muito pique durante o período da festa é hidratar-se.
“Em época de carnaval, os foliões ficam empolgados e excedem no uso de bebida alcoólica, mas esquecem que a hidratação é muito importante para evitar a ressaca, e até mesmo que o álcool permaneça por muito tempo no organismo. Seja a cerveja ou bebida destilada, fato é que elas ressecam, por isso é importante a ingestão de água, água de coco ou de bebidas isotônicas, que vão garantir minerais que são perdidos com a transpiração”, orienta.
Outra dica da nutricionista é sobre a alimentação nos dias de folia. Segundo a profissional, muita gente acaba exagerando na bebida alcoólica e substituindo os alimentos saudáveis por comidas gordurosas. “Manter uma alimentação saudável, além de manter o equilíbrio, ajuda a hidratar. Não se deve consumir alimentos vendidos em barracas e trailers, como cachorro-quente e hambúrgueres, pois pode causa uma intoxicação”, explicou.
Conforme Luciane Duarte, carboidratos, proteínas magras, lipídios bons, vitaminas e minerais não podem faltar no cardápio do folião. Mas ela alerta: é importante verificar as condições mínimas de higiene e temperatura dos alimentos para não correr o risco de comer algo estragado e terminar o Carnaval antes da hora.
A exposição excessiva ao sol, ainda mais na época mais quente do ano, também deve ser levada em conta. Para quem for aproveitar o Carnaval de rua deve usar roupa leve e confortável, e claro, não se esquecer do protetor solar, principalmente as pessoas de pele mais clara.
Depois de quatro dias de muita curtição, a especialista dá um conselho para uma boa recuperação. “A ressaca por causa da bebida e do sono, vem com tudo, então a pessoa deve voltar à rotina de uma alimentação equilibrada e balanceada, hidratar-se, praticar atividade física e descansar, afinal de contas o folião fica dias sem dormir”, finalizou.
Deixe um comentário