O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a colocar em prática no dia 29 de outubro a campanha Semana de Alistamento Jovem Eleitor.
A campanha tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens, convidando adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a participar da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá de 16 a 20 de novembro em todo o Brasil.
De acordo com dados divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral, nas pesquisas realizadas em setembro deste ano, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral.
Guanhães
Em contato com o Cartório Eleitoral de Guanhães, a chefe de cartório, Ana Adélia Moraes Soares, informou à Folha FM que qualquer ação referente às atividades da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, terá que ser aprovada pelo juiz, Leonardo Guimarães, e que, devido aos acontecimentos nas últimas semanas em Guanhães, ainda não pode ser fechado nenhuma programação.
Ana Adélia afirmou ainda que caso Leonardo Guimarães aprove, o Cartório entrará em contato com as escolas que tenham alunos na faixa etária da campanha para ser realizado o alistamento nas próprias instituições de ensino.
Mesmo sem nenhuma programação fechada para a cidade, a chefe de cartório informou que, o Cartório está à disposição dos jovens de segunda a sexta-feira de 12h ás 18h.
Senhora do Porto
No dia 20 de novembro, a 121° Zona Eleitoral de Guanhães estará em Senhora do Porto no Centro de Saúde de 12:30h ás 17:30h para o alistamento dos jovens.
Condições
Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.
Se você tem 16 ou 17 anos e deseja se alistar deve ir até o Cartório Eleitoral portando documento de identidade e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.
E para você que tem 18 anos ou mais e vai se alistar deve levar documento de identidade, comprovante de residência e o certificado de alistamento militar.
Por Folha com colaboração estagiários Stela Natalie e Diego Rafael
Foto: Internet
Deixe um comentário