A falta de sangue nos principais hemocentros do país já começa a preocupar as autoridades de saúde. Os bancos de sangue estão fazendo campanhas em busca de doadores. No Hemocentro de Governador Valadares, a situação não é diferente.
Nessa segunda-feira (15), o Hemocentro de Valadares informou que o município conta apenas com 6 bolsas de sangue O– (negativo), as mais utilizadas e, também as que mais estão em falta. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os hemocentros de cidades como Valadares tenham 30 bolsas de sangue de RH negativos e 50 de positivos diariamente.
De acordo com a responsável da equipe de captação de doadores, do Hemocentro de Valadares, Eunice Teixeira o estoque com as demais bolsas de sangue está normal.
“O problema está mesmo no estoque de bolsas de sangue tipo O negativo, mas a gente convoca todos aqueles doadores já cadastrados e aqueles que ainda não são cadastrados para fazerem a doação", ressalta. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16 horas.
Qualquer pessoa com boa saúde, mais de 50 kg e idade entre 16 e 69 anos pode ser doador, sendo que menores precisam de autorização dos responsáveis.
A autorização pode ser retirada pelo site do hemominas e, caso, o menor vá à unidade sozinho, deve apresentar a cópia da autorização assinada, juntamente com documentação do responsável.
Pessoas com 69 anos precisam comprovar que já foram doadores pelo menos uma vez. O doador deve estar bem alimentado, sendo necessário jejum de três horas após o lanche da tarde. Em todos os casos, é preciso apresentar documento de identidade com foto.
Além disso, as doações podem ser agendadas, gratuitamente, pelo telefone 155 ou, pelo (33) 3212-5800, o que agiliza o processo de doação. Homens podem repetir a doação a cada dois meses e, mulheres a cada três. O Hemocentro de Valadares fica na Rua Barão do Rio Branco, 707, no Centro.
Por G1
Deixe um comentário