Pelo terceiro ano consecutivo, o comércio brasileiro realiza a versão nacional da "Black Friday", que começa à 0h desta sexta-feira (23) e dura até a 0h do sábado (24).
A ação é inspirada na tradicional data americana, quando lojas prometem oferecer descontos "vantajosos" por 24 horas, sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, a promoção "em massa" é mais tradicional na internet, mas algumas redes também irão oferecer descontos nas lojas físicas.
Este ano, no Brasil, a "Black Friday" terá a participação de ao menos 300 lojas virtuais, incluindo grandes varejistas como WalMart.com.br, Magazine Luiza, TAM, Netshoes, Americanas.com, Shoptime, Submarino, entre outros, de acordo com o portal Busca Descontos, que coordena o evento em parceria com algumas redes no país. As lojas prometem oferecer descontos que podem chegar a 75%.
A previsão é que as vendas on-line na data gerem R$ 135 milhões, um crescimento de 35% em relação ao resultado na internet em 2011. Já o e-bit, empresa de informações de comércio eletrônico, é ainda mais otimista e tem uma previsão de crescimento de 50% em cima do ano passado, para um faturamento de R$ 150 milhões neste ano.
No ano passado, foram 237 mil pedidos realizados em todo Brasil, com mais de 50 varejistas participantes.
As ofertas de parceiros do Busca Descontos estarão disponíveis no site do evento, o www.blackfriday.com.br. Para ter acesso a essas ofertas, o usuário deverá acessar o site e se cadastrar.
Lista prévia
Para não cair em armadilhas financeiras, a professora Marlene Kraus recomenda que o comprador faça uma lista do que pretende adquirir, incluindo os presentes de Natal, e não compre sem antes fazer uma boa pesquisa.
O ideal, diz ela, é já saber o preço do produto para ter a certeza de que o desconto anunciado hoje é real. "Não adianta querer comprar tudo só porque está em promoção", aconselha. O site Busca Descontos, que organiza a liquidação, criou o "Selo Oferta Black Friday" para garantir a veracidade das ofertas anunciadas.
Antes de fazer a compra, ela lembra que é preciso verificar a credibilidade do site por meio de informações de parentes e a amigos e opiniões de internautas, além de buscar informações sobre a política de troca da empresa, formas de pagamento e prazos de entrega.
Versão americana
Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. O evento marca o início da temporada de vendas de fim de ano, quando os varejistas aproveitam para limpar os estoques e sair do vermelho.
Com informações Portais de Notícias
Deixe um comentário