A produção da Folha de Guanhães conversou na manhã desta quarta-feira (04) com o prefeito da cidade, Raimundo Menezes, que deu detalhes sobre o que aconteceu. Segundo ele, um vizinho também teve uma parede atingida, mas ninguém se feriu. Ainda contou que nunca o barranco ofereceu riscos, mas que moradores teriam contato que um vizinho retirou terra do local, o que desestabilizou e possibilitou o desmoronamento.
Desde o momento do registro da ocorrência, que foi feito também junto à Polícia Militar, funcionários da prefeitura começaram a retirar a terra de dentro da residência, já que a área não tem acesso para máquinas. Segundo informações do BO, três cômodos e o banheiro ficaram totalmente destruídos e a família perdeu bens materiais como geladeira, fogão, armário, guarda-roupas, sofá, camas e mesa.
A parede do vizinho será reconstruída pelo município e a família mais prejudicada foi levada para a casa de parentes. Raimundo Menezes relatou ainda que a cidade de Ferros, com 10.800 habitantes, tem sofrido com as consequências das chuvas principalmente nas estradas e muitas delas já estão interditadas. “Não chega à necessidade de decretar estado de emergências, até porque os procedimentos são muito burocráticos. Eles mandam cestas básicas, lonas, cobertores, telhas, mas o que nós precisamos são de recursos para melhorar as estradas”.
A última vez em que foi necessário decretar estado de emergência na cidade de Ferros foi no ano de 2005, quando várias famílias ficaram desalojadas e alguns soterramentos aconteceram.
Por Samira Cunha
Deixe um comentário