Para o Governo de Minas Gerais, investir em cultura de tradição é trazer significado ao presente dos mineiros. A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) anunciam as 85 corporações civis contempladas pelo edital de doação de instrumentos musicais do programa Bandas de Minas 2015.
A Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz de Diamantina é uma das contempladas. A partir desta edição, são doados instrumentos de sopro, metal e percussão de qualidade, que contribuirão para a manutenção e aperfeiçoamento dos seus conjuntos musicais.
Além disso, as escolas públicas estaduais das localidades mineiras contempladas ganham duas apresentações gratuitas das Bandas Civis, em formato de concerto didático. A contrapartida do edital mostra como o programa alia a valorização da cultura de tradição à educação.
Também é novidade o critério de ‘Região Territorial’, que considera onde está localizada a corporação musical concorrente. A inserção dessa regra segue a diretriz de regionalização do Governo Fernando Pimentel, que consiste em estimular a produção cultural mineira, por meio das políticas públicas voltadas para os 17 territórios de desenvolvimento.
“Recebemos mais de 300 inscrições. Além da consistência e da qualidade do trabalho, a Comissão Técnica de Avaliação procurou contemplar bandas das mais diferentes regiões do Estado, além de atentar para que corporações que nunca tinham sido beneficiadas pudessem, enfim, receber o incentivo do Estado”, ressalta a diretora de Programas e Articulação Institucional da SEC, Janaína Maquiaveli Cardoso.
Por Folha com Agência Minas
Deixe um comentário