Multa por animal não vacinado é de R$ 68,07
Termina neste domingo (31/5) o prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, doença viral altamente contagiosa que pode ocasionar a morte dos animais.
Em Guanhães, segundo informações da veterinária do escritório do IMA local, Paula Ferreira Campos, a meta é vacinar 66.581animais, desse total, a maior parte será imunizada em Guanhães (36.722), seguido de Dores de Guanhães (12.886), Senhora do Porto (11.839) e Carmésia (5.134).
Ainda segundo informações da veterinária, a partir de amanhã os produtores só poderão comprar a vacina com a autorização do IMA. Já a declaração de vacinação poderá ser feita até 12 de junho.Vale lembrar que é necessário encaminhar a carta ao IMA para que seja lançado no sistema a imunização do rebanho.
Produtores rurais mineiros que não imunizarem seu plantel, até a data, poderão ser penalizados com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado.
Atualização cadastral
Excepcionalmente nesta etapa de vacinação, o IMA permite que os produtores atualizem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade, tendo em vista perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca, desde que a declaração da vacinação contra a febre aftosa seja feita em um dos escritórios do IMA. O prazo termina nesta sexta-feira (29/5).
Alerta sobre as vacinas
Os produtores devem manter as vacinas em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre dois e oito graus centígrados. Uma segunda etapa de vacinação será realizada em novembro deste ano.
Por Folha
Deixe um comentário