Após registros de golpistas utilizando o nome da Cemig agindo no Triângulo e Sul de Minas, a Companhia Energética de Minas Gerais resolveu emitir um alerta para todo o Estado para evitar que novos consumidores sejam vítimas.
Por telefone, os golpistas abordam principalmente comerciantes, passam número de protocolo e, por fim, ameaçam retirar o relógio de energia caso um depósito de uma "multa" não seja feito em uma conta.
De acordo com a Cemig, em Uberlândia uma cliente teria chegado a depositar R$ 1,5 mil para os criminosos. Marco Antônio de Almeida, gerente de Gestão e Controle da Medição, das Perdas Comerciais e da Adimplência da Distribuição da Cemig, explica que nenhum empregado próprio ou terceirizado está autorizado a cobrar por qualquer serviço realizado, bem como vender produtos em nome da Empresa.
“Todas as taxas são cobradas via conta de energia elétrica ou documento emitido pela Cemig, e recebidas em agências bancárias e postos Cemig Fácil de Atendimento”, explica.
Ainda segundo ele, caso receba uma ligação suspeita, os clientes deve imediatamente entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento, como o telefone 116 e o site www.cemig.com.br, ou comparecer à uma central de atendimento, como fez Antonio Darc.
“A Cemig orienta ainda que seja registrado boletim de ocorrência nesses casos, para que a polícia civil possa investigá-los”, complementa Almeida. Por fim, a empresa ressalta que a única ocasião em que entra-se em contato com os consumidores por telefone, é para negociar débitos.
Entretanto, os atendentes da prestadora de serviços não cobram depósitos bancários, mas apenas orienta os usuários a irem até uma agência ou que acessem a Agência Virtual, onde se emite os boletos a serem quitados em bancos credenciados.
Foto: No golpe, os suspeitos ameaçam que irão arrancar o relógio caso o valor não seja depositado até um horário
Por O Tempo
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