Estão abertas até o dia 18 de março as inscrições do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que visa estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. As escolas também podem inscrever projetos que abordam esses temas.
Podem concorrer estudantes que estejam regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Quem quiser se inscrever deve produzir uma redação de duas a quatro páginas sobre relações de gênero, mulheres e feminismos.
Os estudantes são premiados em duas etapas. O primeiro colocado de cada Estado ganha um computador. Na etapa seguinte, a nacional, os três primeiros colocados ganham laptop, impressora e bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Contra a discriminação
Já as escolas podem inscrever trabalhos que abordam a experiência da escola no campo da promoção da igualdade de gênero e do enfrentamento a todas as formas de discriminação – sexual, racial, étnica, por orientação sexual, enfatizando a gestão democrática da escola e do ambiente escolar.
Além do projeto, também deverá ser apresentada documentação comprobatória da realização da experiência que evidencie a qualidade do trabalho e os resultados obtidos, como artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e internet, materiais didáticos produzidos, registro fotográfico e/ou em vídeo, entre outros. Uma escola por Estado será premiada com R$ 10 mil.
Mais informações no endereço e o regulamento completo estão disponíveis no site: www.igualdadedegenero.cnpq.br.
Por Defato Online
Foto: Internet
Deixe um comentário