Professores das redes estadual e particular fizeram nesta quarta-feira (29) um dia de paralisação para reivindicar melhores salários. Em assembleia, eles discutiram as propostas e os próximos passos da mobilização. Os educadores da rede estadual alcançaram algumas das reivindicações em reunião com o governo do Estado, pela manhã, e combinaram de discutir as propostas em reuniões locais.
Nesta quinta (30), eles participam de uma greve nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, e farão um ato, às 8h30, no viaduto que dá acesso à Fiat, na BR-381, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os professores da rede particular recusaram por unanimidade a contraproposta de 8% de reajuste, feita pela classe patronal. Agora, eles prometem ajuizar dissídio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e paralisar os trabalhos novamente no dia da audiência de conciliação, a ser agendada pelo tribunal.
As mobilizações começaram pela manhã, com reunião entre representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e o governo de Minas. Segundo Beatriz Cerqueira, presidente da entidade, o governo se comprometeu em estender a mesma proposta dos servidores da ativa para os aposentados. Pela negociação, seriam mantidos também os atuais níveis de promoção e progressão da carreira.
As propostas foram discutidas entre os docentes em assembleia durante toda a tarde, de onde não saiu nenhuma decisão final sobre a campanha salarial. A categoria reivindica ainda pagamento do piso salarial, entre outros pontos.
Sobre o piso, Beatriz informou apenas que haverá nova reunião com o governo em 8 de maio. Uma nova assembleia dos professores também está marcada para 14 do próximo mês. “Vamos analisar a proposta em assembleias locais e fazer uma avaliação na próxima assembleia estadual”, completou Beatriz.
A Secretaria de Estado de Educação informou apenas que de manhã se reuniu com líderes dos professores públicos e que nova proposta deverá ser formalizada nesta quarta.
Por o Tempo
Foto Internet
Deixe um comentário