Depois da reforma iniciada em 2014, o altar da Capela Nossa Senhora do Carmo ficou pronto e será entregue oficialmente a comunidade, na próxima quinta-feira, 16 de julho.
O dia para entrega não poderia ser mais especial, já que nesta data é celebrado o Dia de Nossa Senhora do Carmo, nome dado também a Associação de Caridade mantenedora do Hospital Imaculada Conceição. Em solenidade, será celebrada uma missa em Ação de Graças, às19h, na própria Capela.
Em seguida, haverá coroação e a entrega do Altar. Ás 21h terá barraquinha com comidas típicas e ainda apresentação da Corporação Musical São Judas Tadeu de São João Evangelista
Restauração
No final da década de 1970, o Altar foi desmontado e levado de Guanhães, onde esteve em uma propriedade particular na cidade de Lagoa Santa. Na época, após apelos da comunidade, a peça retornou, porém totalmente desmontado e faltando peças.
Nessa mesma época, as peças remanescentes foram guardadas por 13 anos na Vila São Vicente, sendo resgatadas pelo Centro Cultural, e em seguida, levadas para a Casa da Cultura.
“A restauração somente foi possível devido ao cuidado com que Dona Carmem Nunes, Dona Cyrma e Dona Nenzinha resgataram o que restou do altar”, comenta Adriano Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo. “Este é um momento muito especial, pois devolvemos para a população um de seus bens culturais mais preciosos”, finaliza.
O Altar da Capela Nossa Senhora do Carmo está sendo remontado dentro da Capela, depois de um longo processo de restauração, fruto de uma parceria da Prefeitura de Guanhães por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com a Mineração Guanhães - MIG.
Dia de Nossa Senhora do Carmo
A Igreja Católica celebra a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da Virgem Maria que remonta ao século XIII (13), quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas.
Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada “fonte de Elias”, e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de carmelitas. Lá construíram uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo.
Nos dias atuais, o uso do escapulário, segundo o Concilio do Vaticano II, é uma forma de devoção a Maria Santíssima, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica.
Por Folha com informações secretario de turismo e Ascom
Fotos: página facebook Prefeitura de Guanhães
Deixe um comentário