A hemoglobina é uma proteína que transporta o oxigênio para todas as células do corpo. Falta de ferro, vitamina B12 ou de ácido fólico são as principais causas da doença. O clínico geral do Hospital Federal dos Servidores do Estado, vinculado ao Ministério da Saúde, Sylvio Provenzano, explica as queixas mais frequentes. “Cansaço, uma fadiga muscular, um pouco de tontura, dor de cabeça, principalmente, caracterizada por uma sensação de peso na cabeça, às vezes um pouco de turvação visual, a criança, em especial, um déficit de aprendizado no colégio, tendência às quedas, as crianças podem ter, sonolência muito grande”.
Segundo o especialista, cuidar bem da alimentação é uma forma importante de prevenção à anemia. “Laticínios, são importantes; os grãos por conta de diminuir a absorção de gordura; os cereais de modo geral; frutas são extremamente importantes pela grande variedade de vitaminas que elas contêm; e nunca deixar de se alimentar com hortaliças, feijão, qualquer tipo de carne por causa da proteína animal, legumes, as leguminosas, lembrar da cenoura, da vagem, tem que lembrar do chuchu”.
O clínico geral Sylvio Provenzano, esclarece também que é importante manter os cuidados adequados de higiene como lavar bem hortaliças e legumes. Segundo o ele, vermes e parasitas representam uma causa importante de anemia.
Com Agência do Rádio
Deixe um comentário