A cidade de Diamantina, que recebe turistas do mundo inteiro durante todo o ano, está ofertando uma programação especial para homenagear o filho da terra, o Ex-Presidente Juscelino Kubitschek. A programação teve início no último sábado (5), e segue até esse domingo (13).
Para receber esses turistas e agraciados com a Medalha JK, a cidade de Diamantina, que é famosa pela sua musicalidade, está “afinando os instrumentos”, preparando serestas, espetáculos musicais e concertos que homenageiam a memória do Ex-Presidente. A homenagem a JK também vai contar com a entrega da Medalha JK.
A Medalha JK foi criada pelo governo mineiro em 05 de setembro de 1995, com o objetivo de premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestam ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais, bem como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.
A entrega da Medalha JK vai ser feita no dia 12 de setembro, data de nascimento do ex-presidente. Trata-se de uma das condecorações mais importantes do Estado, justamente por retratar a memória de um dos mais notórios homens públicos do País.
A solenidade de entrega da Medalha JK vai acontecer na praça que leva o nome do ex-presidente, Praça JK. A condecoração possui dois graus: Grande Mérito, para chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário; e Medalha de Honra, para outras autoridades e personalidades.
A escolha dos agraciados é feita pelo Conselho da Medalha, formado pelo presidente da ALMG; pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; secretário de Estado de Cultura; prefeito de Diamantina; presidente da Casa de Juscelino (Diamantina); presidente do Instituto JK; e por representantes da família do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Por Folha com ASCOM Diamantina
Deixe um comentário