Agricultores familiares das cidades de Diamantina e Serro serão alvos do projeto de Compras Governamentais Municipais e Encadeamento Produtivo do Sebrae Minas.
Desenvolvido com parceiros locais e sob a forma de seminários (em Diamantina no dia 4 de julho e, no Serro, na semana seguinte, no dia 11), o projeto visa capacitar os agricultores para se tornarem fornecedores de produtos agrícolas para a Administração Pública (prefeituras, secretarias, câmaras legislativas).
“A ideia é proporcionar aos produtores rurais uma nova oportunidade de negócios e, ao mesmo tempo, ajudar a fomentar o desenvolvimento socioeconômico local”, resume a analista do Sebrae e gestora do projeto, Tania Mara De Nardi.
De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o agricultor pode vender seus produtos hortifrútis para a Prefeitura, secretarias e demais entidades públicas sem necessidade de licitação. O conteúdo proposto para os seminários (ambos conduzidos pelo consultor Rômulo Rende) tem como base o método participativo-vivencial, onde o agricultor recebe orientações sobre como vender para o município conforme o estabelecido no PNAE. “Vamos mostrar aos participantes que o empreendedorismo não é uma coisa abstrata, que não se aprende sob teorias, mas na prática, com trabalho”, diz a analista. O Sebrae e os parceiros estimam um público de 250 pessoas em cada seminário.
As duas cidades do Jequitinhonha foram incluídas entre os municípios de Minas Gerais que participarão, neste ano do Projeto, em andamento desde 2015.
“O objetivo do projeto é contribuir de forma ativa para o fomento dos pequenos negócios e consequentemente da geração e ampliação da renda local”, reforça Tania. No Serro, os parceiros são a Emater, Prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais; em Diamantina, mesmas instituições, além do Senar.
Por SEBRAE
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