A colisão frontal entre veículos, causada na maioria das vezes por ultrapassagens indevidas, já matou mais de 2.000 pessoas nas rodovias federais brasileiras – 326 em Minas – entre janeiro e setembro deste ano.
Embora não seja o tipo de acidente mais comum, essas batidas são, de longe, as mais violentas, responsáveis por 33,6% das mortes nas estradas em 2014, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Apesar da gravidade da situação, a expectativa é que os números reduzam em breve. Isso porque começarão a valer neste sábado alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passará a punir com mais rigor quem pratica a direção perigosa.
Entre as alterações está o aumento de 900% na multa para quem força a ultrapassagem. Hoje, quem comete a infração precisa desembolsar R$ 191,54, valor que passará a ser de R$ 1.915,40, além da suspensão do direito de dirigir – mesma punição aplicada aos condutores flagrados praticando rachas.
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff em maio, a lei 12.971 entra em vigor com mudanças em 11 artigos do CTB, relacionados a ultrapassagens perigosas e prática de rachas. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o objetivo é aumentar a segurança de motoristas e de pedestres.
Por Folha com O Tempo
Foto Internet
Deixe um comentário