Terminou na última quarta-feira, 4 de maio, o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça .
E para saber como foi a movimentação na cidade, a reportagem da Folha fez uma pesquisa junto a 121º Zona Eleitoral de Guanhães, que compreende as cidades de Guanhães, Senhora do Porto e Dores de Guanhães.
De acordo com a Chefe do Cartório, Ana Adélia Moreira Soares, de 1º de janeiro a 4 de maio, 1007 pessoas se alistaram, tornando-se eleitores; 612 fizeram transferência; 499 solicitaram o serviço de revisão, e 21eleitores tiraram a segunda via do título.
Serviços ainda disponíveis
Ainda segundo informações da Chefe do Cartório, apesar do fim do prazo, ainda há serviços que continuam disponíveis para os eleitores: segunda via do título e emissão de certidões eleitorais.
Em todas as eleições, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes do pleito, de acordo com o Calendário Eleitoral expedido pelo TSE, baseado no que dispôs a Lei 9.504/1997.
A data limite para que o eleitor solicite a segunda via do seu título no cartório de sua inscrição é o dia 22 de setembro, dez dias antes das eleições (2 de outubro). Se for solicitar a segunda via fora de seu domicílio eleitoral, a data limite será o dia 3 de agosto.
Outro serviço que o eleitor ainda pode utilizar é a emissão de certidões eleitorais. Essas certidões podem ser obtidas pela internet ou solicitadas em qualquer cartório eleitoral. Pela internet, basta acessar o site do TRE-MG ou do TSE, em Serviços ao Eleitor/Certidões.
A certidão obtida pela internet tem a mesma validade daquela retirada no cartório eleitoral, podendo ser verificada sua autenticidade pelo código de controle nela especificado.
Voto
Aquele que não votou apenas em um ou dois turnos de eleições anteriores, e não tiver outras restrições, deverá votar na próxima eleição.
Por Folha
Deixe um comentário