Hoje, dia 1º de Abril, é o Dia Mundial da mentira. Neste dia as pessoas costumam inventar mentirinhas para enganar as pessoas de brincadeira. Mas, na verdade, a maioria das pessoas mente todos os dias, mesmo sem perceber. Muitas das vezes, as mentiras são para elas próprias.
A reportagem da Folha FM entrevistou 20 pessoas, sobre as frases mais mentirosas ditas por elas no dia-a-dia. Confira o resultado:
A mentira mais votada, que liderou a lista com 35% dos votos foi: “Só mais cinco minutinhos (quando você quer dormir um pouco mais pela manhã).
Em segundo lugar, ficou a frase “Tá tudo bem, sim”, com 20% dos votos. 15% das pessoas afirmaram que mentem mais quando falam: “Segunda começo a minha dieta”, frase que conquistou o terceiro lugar das mentiras mais faladas.
Em quarto lugar ficaram empatadas as frases “Nunca mais eu bebo (após uma ressaca); “Nunca mais fico com ele/ela” e “Vamos marcar alguma coisa qualquer dia desses”, com 10% dos votos cada uma delas.
Em último lugar, das mentiras mais votadas, ficou a frase “Amanhã volto para a academia, com 5% dos votos.
Confira baixo a lista completa das mentiras mais comuns e conte para gente com qual você mais se identifica!
Sobre a data
Há muitas explicações para que o 1ª de abril tenha se transformado no dia da mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março (data que marcava a chegada da primavera) e as festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, quando circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. O periódico saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Por Folha
Deixe um comentário