Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

 
 
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou nessa quarta-feira (17) o envio de avisos a empregadores para que regularizem os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores domésticos.
 
Em nota, a pasta informou que 80.506 empregadores cadastrados receberão mensagens por meio do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), plataforma oficial de comunicação com o ministério.
 
“As notificações foram elaboradas a partir do cruzamento de dados do eSocial com as guias registradas e pagas à Caixa Econômica Federal, que apontam indícios de débitos no recolhimento do FGTS”, destacou o comunicado.
 
Ainda segundo a pasta, a ação terá caráter orientativo neste primeiro momento. “O objetivo é alertar os empregadores sobre possíveis irregularidades no cumprimento da legislação trabalhista e estimular a regularização voluntária até 31 de outubro de 2025”.
 
Encerrado o prazo, o ministério alerta que os empregadores que não regularizarem a situação poderão ter os processos encaminhados para notificação formal e levantamento oficial dos débitos. (Hoje em Dia/Edição Folha)

 

 
 
 
O Ministério da Saúde abriu nessa quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos.
 
A Consulta Pública nº 78 ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil. Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema.
 
Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico. Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido.
 
As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), no Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis para leitura. A análise e a deliberação do colegiado também podem ser conferidas no relatório divulgado pelo Ministério da Saúde.
 
Herpes-zóster
O herpes-zóster, também conhecido como cobreiro, é causado pela reativação do vírus da catapora (varicela-zóster) e costuma atingir idosos e pessoas com imunidade baixa. A doença provoca dor intensa, febre, manchas e bolhas na pele, que podem evoluir para complicações graves, como a neuralgia pós-herpética (NPH) — dor crônica que persiste mesmo após o fim das lesões.
 
Entre 2008 e 2024, o SUS registrou mais de 85 mil atendimentos ambulatoriais e 30 mil internações por herpes-zóster no Brasil. Entre 2007 e 2023, 1.567 mortes foram associadas à doença. A maioria tinha idade igual ou superior a 50 anos.
 
O tratamento no sistema público envolve medicamentos para aliviar os sintomas e, nos casos mais graves, o uso de antivirais como o aciclovir. Para a NPH, são oferecidos fármacos como amitriptilina, carbamazepina e lidocaína em gel.
 
Incorporação no SUS
A incorporação ao SUS da vacina recombinante adjuvada foi uma solicitação do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, e do Ministério da Saúde.
 
A vacina contém uma proteína do vírus varicela-zóster (antígeno gE) combinada a um adjuvante (AS01B), que ajuda o sistema imunológico a reconhecer e combater o vírus. Ela é administrada por via intramuscular, em duas doses de 0,5 mL, com intervalo de dois meses.
 
A Conitec avaliou a segurança e a eficácia da vacina. Estudos apontam eficácia superior a 80% na prevenção da doença e da NPH. Os eventos adversos mais comuns relatados foram: dor no local da aplicação, cansaço, dor muscular, dor de cabeça e febre, geralmente de intensidade leve a moderada. O imunizante também foi considerado seguro.
 
O alto custo é o principal desafio: o investimento estimado seria de R$ 5,2 bilhões em cinco anos. Para a Conitec, a conclusão é de que a vacina não oferece um benefício suficientemente significativo para justificar o seu custo para o SUS. (Agência Brasil/Edição Folha)

 

 
 
 
A Prefeitura Municipal de Guanhães divulgou por meio de suas redes sociais a realização da Oficina Marketing Digital para Micro e Empreendedor, que vai realizar neste mês de setembro em parceria com a Rede Aqui Tem Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor.
 
Uma chance imperdível para empreendedores e micro empreendedores darem aquele up no negócio e aprender tudo sobre como brilhar online, em uma palestra ministrada pelo Paulo Henrique, assessor de comunicação da Prefeitura de Guanhães, que vai compartilhar conhecimentos valiosos para o crescimento dos negócios!
 
O que os participantes vão aprender:
- Como usar o marketing digital para alavancar seu negócio
- Ferramentas essenciais para se destacar na internet!
- Estratégias para atrair mais clientes e aumentar as vendas!
 
A oficina acontece na próxima quarta-feira (24), às 14h, na Travessa Pio Nunes, n° 37, no Centro de Guanhães.
 
As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo
 
 
O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
 
Para tornar a unificação possível, a pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de cadastros de usuários do SUS, conhecida como CadSUS. Desde então, os registros passaram de 340 milhões para 286,8 milhões de cadastros ativos.
 
Usuários sem CPF
Em nota, a pasta informou ter estabelecido um cadastro temporário para cidadãos atendidos no SUS sem CPF, válido por um ano. A medida, de acordo com o comunicado, atende a situações em que a pessoa não consegue informar o CPF no momento do atendimento, como em casos de emergência.
 
Populações que não utilizam CPF, como estrangeiros, indígenas e ribeirinhos, permanecem identificadas pelo Cadastro Nacional de Saúde, nomenclatura que vai substituir a expressão Cartão Nacional de Saúde “para reforçar que se trata de um registro secundário e complementar”, reforçou a pasta.
 
Bases de dados
O ministério informou que vai readequar todos os sistemas de informação do SUS para que passem a utilizar o CPF do paciente – a começar pelos mais utilizados por estados e municípios, como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o prontuário eletrônico da atenção primária. (Agência Brasil/Edição Folha)
 
 
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do azeite de oliva da marca Los Nobles em todo o território nacional. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (16/9) e proíbe a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto.
 
De acordo com a agência, o produto é de origem clandestina, não possui anuência da Anvisa nem registro em organismo descentralizado do Ministério da Saúde da Argentina, responsável por garantir a qualidade, a segurança e a eficácia de medicamentos, alimentos e dispositivos médicos no país.
 
Suplemento alimentar
Na mesma resolução, a Anvisa proíbe ainda a venda de um suplemento alimentar que promete emagrecimento. O produto Zempyc Natural tem sido comercializado por meio de sites, plataformas eletrônicas e redes sociais, mas tem origem e composição desconhecidas.
 
De acordo com a Anvisa, o produto utiliza denominação irregular e é divulgado por meio de propagandas enganosas que alegam queima de gordura, redução do apetite, aceleração do metabolismo, da energia e da disposição.
 
A agência afirma ainda que o rótulo do produto traz o nome de uma empresa farmacêutica que, procurada, "declarou que não localizou em seus controles internos, nenhum produto com a denominação de Zempyc". (Agência Brasil)

 

 
 
O Governo de Minas abriu, nessa segunda-feira (15/9), as inscrições gratuitas para o curso Dados no Turismo: Descomplicando a Coleta e Análise, que busca ampliar o acesso de atores turísticos em dados no turismo e torná-los aptos a aplicá-los.
 
São mil vagas para o curso, que faz parte do programa estadual de qualificação Cria.Forma: Formação em Turismo e Cultura, coordenado pela Diretoria de Capacitação e Qualificação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
 
O programa visa propor ações de capacitação, alinhado às demandas do mercado de trabalho em Minas Gerais. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (22/9) e podem ser feitas no site da Plataforma de Ensino à Distância Minas Cultura e Turismo. As aulas começarão no dia 23/9, de forma on-line e gratuita, com carga horária de 40 horas, distribuídas em quatro unidades, ao longo de cinco semanas, com direito a certificado entregue aos concluintes.
 
O curso busca ensinar, de forma simples e didática, como realizar pesquisas, estudos e análises de dados sobre o turismo, mostrando como essa prática pode impactar positivamente a gestão turística, ampliando o melhor aproveitamento das oportunidades trazidas pelo setor para o seu negócio ou município.
 
Por Agência Minas
 
 
 
O Governo de Minas abriu, nessa segunda-feira (15/9), as inscrições gratuitas para o curso Dados no Turismo: Descomplicando a Coleta e Análise, que busca ampliar o acesso de atores turísticos em dados no turismo e torná-los aptos a aplicá-los.
 
São mil vagas para o curso, que faz parte do programa estadual de qualificação Cria.Forma: Formação em Turismo e Cultura, coordenado pela Diretoria de Capacitação e Qualificação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
 
O programa visa propor ações de capacitação, alinhado às demandas do mercado de trabalho em Minas Gerais. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (22/9) e podem ser feitas no site da Plataforma de Ensino à Distância Minas Cultura e Turismo. As aulas começarão no dia 23/9, de forma on-line e gratuita, com carga horária de 40 horas, distribuídas em quatro unidades, ao longo de cinco semanas, com direito a certificado entregue aos concluintes.
 
O curso busca ensinar, de forma simples e didática, como realizar pesquisas, estudos e análises de dados sobre o turismo, mostrando como essa prática pode impactar positivamente a gestão turística, ampliando o melhor aproveitamento das oportunidades trazidas pelo setor para o seu negócio ou município.
 
Por Agência Minas
 
 
 
 
A Escola Estadual Odilon Behrens está com matrículas abertas para a nova turma do Curso Técnico de Informática, com início no 2º semestre de 2025.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, facilitando a participação de quem estuda ou trabalha durante o dia.
 
O curso prepara o aluno para atuar nas mais diversas áreas da informática: manutenção e suporte de computadores, redes, sistemas operacionais, aplicativos, além de fundamentos de programação. Ao concluir, o profissional estará apto para trabalhar em empresas públicas e privadas, abrir seu próprio negócio ou seguir para cursos superiores na área de tecnologia um dos setores que mais cresce e emprega no Brasil.
 
O curso é voltado para alunos que estejam cursando o Ensino Médio ou que já se formaram, sem limite de idade. As matrículas podem ser feitas na secretaria da Escola Estadual Odilon Behrens, de 7h às 20h30.
 
Para mais informações, ligue: (33) 3421-1547.

 

 
 
 
A equipe da Rádio Folha FM esteve presente na aula inaugural do curso +Qualificação de Assistente Administrativo, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guanhães e o Senac em Minas. A iniciativa tem como objetivo abrir novas oportunidades por meio da qualificação profissional, fortalecendo o comércio e impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade.
 
O evento contou com a presença da diretora e do vice-diretor da Escola Pio Nunes Coelho, de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social, e da ACIG, além da representante do SENAC, Daniele Cosentino.
 
O curso teve todas as vagas preenchidas e até mesmo uma lista de espera para possíveis desistências. Em suas falas, os presentes transmitiram mensagens de incentivo e motivação aos novos alunos.
 
Durante a abertura, também foi anunciado um diferencial que marca a exclusividade de Guanhães: a Prefeitura, em parceria com a escola, vai oferecer lanche no intervalo das aulas, garantindo mais conforto e acolhimento aos participantes - algo inédito entre as cidades que recebem o Senac .
 
Daniele Cosentino destacou a importância de os estudantes aproveitarem a oportunidade de se qualificar na própria cidade, ressaltando ainda o papel fundamental do comércio local em apoiar iniciativas como esta. Segundo ela, esse movimento gera benefícios tanto para os comerciantes quanto para os alunos, que poderão ingressar em suas profissões com mais preparo.
 
Outro ponto ressaltado foi a diversidade presente na sala de aula, considerada um reflexo da realidade que os alunos encontrarão no mercado de trabalho.

 

 
 
Pequeno, silencioso e quase imperceptível, o carrapato-estrela — também conhecido cientificamente como Amblyomma — pode carregar uma das doenças mais letais do país: a febre maculosa. Presente em áreas verdes e até mesmo em parques urbanos, o parasita atua como vetor da bactéria Rickettsia, responsável por infecções graves que, se não tratadas a tempo, podem levar à morte.
 
“A febre maculosa é uma doença que exige atenção imediata. Muitas vezes, os sintomas iniciais se confundem com outras viroses, e isso atrasa o tratamento. Quanto mais cedo o antibiótico é iniciado, maiores são as chances de cura”, explica a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve 2.157 casos confirmados ao longo de 10 anos, 36% deles registrados em São Paulo. Considerando apenas as mortes, municípios paulistas concentraram 62% do total (467 óbitos). As regiões sul e sudeste registram o maior número de casos.
 
A infectologista Rosana Richrmann reforça a importância de retirar o carrapato assim que perceber a presença dele no corpo de uma pessoa.
 
"Como não é possível identificar visualmente se um carrapato está infectado, recomenda-se removê-lo o mais rápido possível, pois estima-se que ele precisa estar em contato com o corpo humano por pelo menos quatro horas para transmitir a bactéria [através da picada]."
 
Como ocorre a transmissão
Rosana salienta que nem todo carrapato transmite a doença, "mas é impossível saber a olho nu quais estão infectados". O risco aumenta quando o parasita permanece preso ao corpo por mais de quatro horas.
 
A recomendação é removê-lo o quanto antes, com o auxílio de uma pinça, segurando-o pela cabeça, próximo à pele.
 
Após a retirada, o correto a se fazer é colocá-lo em um recipiente com álcool para eliminação segura, e o local da picada precisa ser higienizado. Não é correto esmagar ou queimar o carrapato porque pode aumentar as chances de transmissão.
 
A febre maculosa é mais comum no outono e no inverno, e regiões como Campinas (SP) concentram alta densidade de carrapatos infectados. Capivaras, cavalos, cães e gambás servem de hospedeiros, funcionando como amplificadores da bactéria. Os animais silvestres geralmente não adoecem, mas contaminam novos carrapatos ao longo da vida —caso estejam infectados.
 
Para os cães pode ocorrer a transmissão de bactérias e protozoários causadores da Erliquiose e Babesiose, causando anemia no animal.
 
Principais sintomas e tratamento
Febre alta, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele, vômitos e dores musculares estão entre os principais sinais. Quem teve contato com carrapatos deve observar o corpo por até 14 dias. Caso os sintomas apareçam, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, mesmo sem confirmação laboratorial.
 
“A gravidade da febre maculosa está justamente na demora do diagnóstico. É uma doença que pode evoluir rapidamente, mas tem tratamento eficaz quando identificado cedo”, reforça Richtmann.

 

 
Pagina 1 de 888

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato