Recentemente, uma moradora do bairro Milô encaminhou vídeos e pedidos de diversos moradores solicitando a resolução de um refluxo de esgoto que tem afetado a localidade. Diante disso, nossa equipe entrou em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e outros responsáveis. Na manhã de hoje, recebemos um retorno via e-mail com a seguinte mensagem:
Bom dia, Filó!
Em resposta à solicitação da Folha FM, o SAAE Guanhães esclarece que os transtornos mencionados pela moradora do Bairro Milô (demanda em anexo) ocorreram devido ao fato de que a rede de esgoto não foi projetada para receber água de chuva. Quando são realizadas ligações irregulares, conectando água pluvial à rede de esgoto, o volume excede a capacidade do sistema, causando extravasamentos.
Assim que fomos informados da situação relatada pela reclamante, no dia 7 de janeiro, o Setor Operacional do SAAE Guanhães iniciou as medidas necessárias para identificar e solucionar o problema. Nos dias 8 e 9 de janeiro, foram realizadas inspeções nas redes de esgoto da rua Vicente de Sena e de outras ruas do bairro, acompanhadas por serviços de limpeza para remover materiais que pudessem estar obstruindo a rede.
Reforçamos o compromisso do SAAE Guanhães em solucionar as demandas da comunidade e pedimos a colaboração de todos para evitar ligações irregulares, contribuindo para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.
Precisando de quaisquer outros esclarecimentos, estamos à disposição.
Atenciosamente,SAAE Guanhães
Durante a reunião de alinhamento de gestão realizada nesta segunda-feira (13), o SAAE Guanhães anunciou a adequação da Tarifa Social, em conformidade com a Lei nº 14.898, de 13 de junho de 2024. A medida tem como objetivo ampliar o acesso ao benefício para a população em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e representantes da Câmara Municipal de Vereadores, que contribuíram com sugestões e orientações alinhadas às demandas da comunidade.
Embalar o lixo de forma adequada é um gesto simples que beneficia a saúde pública, protege os profissionais da limpeza urbana e preserva o meio ambiente. Saiba como fazer a sua parte!
A Prefeitura de Guanhães através de um post nas redes sociais veio lembrar e destacar a a importância do descarte correto do lixo , e a reportagem da da rádio Folha separou algumas dicas para ou ouvintes .
Embalar o lixo corretamente é uma prática simples, mas de grande importância para a nossa comunidade e o meio ambiente. Ao fazer isso, evitamos problemas de saúde pública, protegemos os profissionais da limpeza urbana e contribuímos para a preservação do planeta. Veja algumas dicas para embalar o lixo de forma responsável:
Dicas para embalar o lixo corretamente:
1. Separe os resíduos:
Separe os materiais recicláveis (como papel, plástico e vidro) dos resíduos orgânicos e dos rejeitos. Isso facilita a reciclagem e evita a contaminação.
2. Use sacos resistentes:
Escolha sacos de lixo resistentes, que não rasguem facilmente. Isso evita que resíduos se espalhem e causem acidentes.
3. Evite objetos cortantes ou perfurantes:
Ao descartar itens como vidro quebrado ,embale-os em materiais seguros, como jornais ou papelão, para proteger os profissionais de limpeza. Em caso de laminas, Seringas e outros objetos contaminantes , procure empresas que coletam esse material de forma correta
4. Não jogue lixo na rua: Nunca deixe o lixo fora de lugar ou de forma inadequada. Além de prejudicar o ambiente, isso pode atrair animais e gerar mau cheiro.
5. Respeite o horário de coleta: Coloque o lixo para coleta no horário correto, para evitar que ele fique exposto e cause transtornos.
Benefícios:
• Segurança para os garis: Resíduos embalados corretamente reduzem o risco de acidentes, como cortes e contaminações, para os trabalhadores da limpeza urbana.
• Menos poluição: O lixo bem acondicionado ajuda a manter as ruas mais limpas e contribui para um ambiente mais saudável.
• Responsabilidade social: Ao embalar o lixo de forma adequada, você demonstra respeito pela comunidade e pelo meio ambiente.
Pequenas atitudes, podem transformar a convivência urbana e promover um futuro mais sustentável para todos. Vamos fazer a nossa parte!
A Secretaria Municipal de Saúde deu início à sua nova gestão, para o período de 2025-2028, com a apresentação oficial dos novos coordenadores que assumem áreas essenciais para o fortalecimento dos serviços de saúde oferecidos à população. O evento, reforçou o alinhamento de ideias e o foco no trabalho em equipe, que será fundamental para o sucesso dessa nova fase.
Os coordenadores que agora lideram as diferentes frentes de trabalho têm como missão aprimorar o atendimento e ampliar os resultados positivos. A união entre a inovação dos novos membros e a experiência dos que permanecem na equipe será crucial para transformar projetos em grandes resultados, elevando a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
A nova equipe é composta por profissionais altamente comprometidos, como
• Anielly Teixeira – Referência do Serviço CCDIP
• Camila Alves – Referência da Epidemiologia
• Cíntia Pinho – Referência da Vigilância em Saúde
• Cléber – Referência do Almoxarifado
• Débora Pires – Referência do CMAES
• Giselle Campos – Referência da Farmácia Básica
• Hugo Lage – Referência do CAPS
• Karen Christinne Garcia – Referência da Vigilância Sanitária
• Priscila Sobrinho – Referência da Unidade de Saúde
• Rose Moreira – Referência da Atenção Primária
• Sabrina Bicalho – Referência da Saúde Bucal
• Tânia Carvalho – Referência da Contabilidade
• Wanessa Pimenta – Referência da Regulação
Além disso, as equipes do NASF, da Ouvidoria e do TFD serão apresentadas em breve.