Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

 
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesse domingo (18) que mais de 1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária à saúde de todo o país poderão ser imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante contra a arbovirose é o primeiro de dose única do mundo.
 
O ministro explicou que a vacinação deste público será possível com a chegada de mais doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais desta vacina nacional contra a dengue, para garantir a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Os anticorpos da Butantan-DV oferecem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74% da vacina brasileira, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Produção de mais doses
O governo federal quer ampliar gradualmente a vacinação em dose única para todo o país, para pessoas de 15 a 59 anos, o que depende da disponibilidade de novas unidades da vacina Butantan-DV, que foram encomendadas no mês passado pelo Ministério da Saúde.
 
Para acelerar a fabricação em larga escala do imunizante, o ministro divulgou que o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia à empresa WuXi Vaccines, da China. (Por Agência Btasil/Edição Folha)

 

 
 
 
As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (19) e poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília.
 
O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.
 
A novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes. As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.
 
Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.
 
Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas. Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível.
 
Ações afirmativas
O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição.
 
No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.
 
Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas. A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
 
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.
 
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.
 
A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

 

 
 
Após finalizar 2025 com um saldo extremamente positivo nos pódios de corrida de rua, o atleta Lucas Magno inicia 2026 com um excelente desempenho, após conquistar o 1º lugar na categoria de 14 a 19 anos, em um evento esportivo realizado em Coronel Fabriciano.
 
Apesar da boa classificação, Lucas afirmou que o resultado não foi como ele esperava: “Foi uma prova bem difícil (...). Me acostumei com o clima frio e também estou há muito tempo sem treinar. Mas faz parte, vou continuar com os trabalhos, porque esse ano tem mais”, finalizou ele em um vídeo divulgado nas redes sociais, em que também agradece os apoiadores.
 
“Só tenho a agradecer a todos os patrocinadores que estão me apoiando. Sem eles, esse sonho não estaria se tornando realidade”.
 
PATROCINADORES: Rádio Folha FM, Centro Universitário Uni Única, Três Irmãos Supermercados, Planejar Engenharia, Daçofer Acabamentos, Posto Tio Patinhas, Grupo Univida, Sicoob Credicemn, Agência Gould, Santana Imóveis e Negociações.

 

 
 
No último sábado (17/01), a Rádio Folha FM teve a honra de prestigiar o lançamento oficial do livro "O Cromossomo do Amor", da escritora e poetiza guanhanense Márcia Rocha (@afilhadaraimunda), realizado no Sítio Monza. Foi uma celebração inesquecível de representatividade e inclusão.
 
O evento reuniu diversas famílias e pessoas com condições especiais, reforçando a mensagem central da obra: o acolhimento e o cuidado em todas as suas formas. O livro é um marco de inclusão para todos que convivem com necessidades especiais e condições adversas. É também um convite à reflexão, destinado para toda a sociedade.
 
A "filha da Raimunda" trouxe para sua terra natal o sentimento que move sua escrita diretamente dos Estados Unidos, transformando a noite em um encontro de amor, superação e muita história para compartilhar.
 
Parabéns, Márcia, por dar voz a quem precisa e por iluminar Guanhães com sua obra!
 
Vale lembrar que a obra pode ser adquirida pelo site: https://loja.umlivro.com.br/o-cromossomo-do-amor-7464164/p

 

 
 
 
A semana deve ser chuvosa na maior cidade da região. Segundo as previsões, a chuva deve cair todos os dias até a próxima sexta-feira, com temperaturas variando entre a mínima de 18°C e a máxima de 28°C. Os dias devem ser predominantemente nublados, com pouca ou nenhuma aparição do sol. A umidade relativa do ar deve se manter mais alta nos próximos dias, sempre acima dos 50%.

 

 
 
 
Carnaval é tempo de pular e brincar, mas também de assegurar o cumprimento dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes. Com isso em mente, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nessa quinta-feira (15), uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de meninos e meninas durante grandes eventos populares, como a folia de Momo.
 
Realizada anualmente, a campanha Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes, busca sensibilizar a sociedade acerca da responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos, especialmente o abuso, a exploração sexual, o trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade que tendem a se intensificar em momentos de grande mobilização popular – e que podem ser denunciadas por meio do Disque 100.
 
“O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país e precisa ser, acima de tudo, um espaço seguro para meninas e meninos. A campanha busca mobilizar foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos e gestores públicos para a corresponsabilidade na garantia de um ambiente seguro e respeitoso aos direitos humanos”, explicou a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, em nota.
 
 
Segundo o ministério, a edição da campanha deste ano consolida uma estratégia que articula comunicação pública, mobilização social, inovação tecnológica e presença institucional qualificada, reafirmando o compromisso do Estado brasileiro com o direito ao lazer, à convivência comunitária e à participação cultural.

 

 
 
 
O tão esperado lançamento de “O Cromossomo do Amor”, livro de autoria da guanhanense Márcia Rocha, acontece neste sábado, 17 de janeiro. Antes mesmo do evento, todos os exemplares já estão vendidos e destinados. A obra aborda o tema inclusão e promete ser um convite a reflexões importantes sobre o nosso comportamento social.
 
Os ingressos para o evento – um requintado Coquetel no Sítio Monza, também se esgotaram rapidamente, mas a Rádio Folha FM estará no local e vai registrar os melhores momentos do Lançamento, pelo Instagram @radiofolhafm.
 
Aos que ficaram interessados em adquirir o livro, os exemplares à pronta entrega já se esgotaram, mas a obra pode ser adquirida pelo site: https://loja.umlivro.com.br/o-cromossomo-do-amor-7464164/p

 

 
 
 
O final de semana em Guanhães deve ser ensolarado, com poucas possibilidades de chuva, que pode cair de forma isolada, principalmente no domingo (18). As temperaturas vão variar entre a mínima de 16ºC e a máxima de 29ºC. A umidade relativa do ar tende a ficar mais alta nos próximos dias, sempre acima dos 50%. As informações são do INMET.

 

 
 
 
Nesta quarta-feira (14) o IFMG/SJE divulgou a abertura de inscrições para docentes e profissionais de apoio pedagógico que desejam atuar como bolsistas no curso preparatório Partiu IF.
 
São oportunidades para servidores efetivos de institutos federais, com bolsa mensal de R$ 1.430 e atuação presencial nos 18 campi, entre eles o IFMG São João Evangelista.
 
Há vagas para professores das áreas de Letras, Matemática e Ciências da Natureza; e para profissionais de Psicologia, Pedagogia e Assistência Social
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de janeiro. Confira os editais e inscreva-se pelo site: ifmg.edu.br.

 

 
Quinta, 15 Janeiro 2026 18:13

MÁRCIA ROCHA

 
Faltam exatamente dois dias para o tão esperado lançamento de “O Cromossomo do Amor”, livro de autoria da guanhanense Márcia Rocha, que fala sobre inclusão e promete ser um convite a reflexões importantes sobre o nosso comportamento social.
 
Os ingressos para o evento – um requintado Coquetel no Sítio Monza, já se esgotaram, bem como os exemplares disponíveis, mas eles poderão ser adquiridos pela internet através do site: https://loja.umlivro.com.br/o-cromossomo-do-amor-7464164/p

 

 
Pagina 1 de 909

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato