Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

 
 
Nesta segunda-feira (18) o Cesec Durcelino da Silva Reis em Guanhães divulgou informações importantes sobre o funcionamento das avaliações da Banca Permanente – uma modalidade alternativa de ensino que permite aos alunos a conclusão do ensino fundamental e médio através de uma forma mais flexível.
 
Através das avaliações da Banca Permanente, o aluno pode obter o certificado de conclusão, podendo dar continuidade aos seus estudos em nível técnico ou superior – o que facilita a inserção no mercado de trabalho.
 
A idade mínima para a realização do exame é 15 anos completos para o ensino fundamental e dezoito anos completos para o ensino médio.
 
Os interessados podem agendar a avaliação na banca permanente, indo até o CESEC ou entrando em contado com a Instituição: Praça Benedito Pereira, n° 263 – E.E Odilon Behrens. O telefone para contato é (33) 9 9932-8617.

 

 
 
 
A partir desta terça-feira (19) tem início em Guanhães a Escolinha de Futebol para crianças e adolescente (meninos e meninas) de 07 a 15 anos. As aulas vão acontecer no Campo do Caldeirão, todas as terças e sextas-feiras.
 
Serão cinco turmas conforme as idades dos alunos:
 
- 08h – alunos com idade entre 07 a 10 anos (nascidos em 2015, 2016, 2017 e 2018)
 
- 09h30min – alunos com idade entre 11 a 15 anos (nascidos em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014)
 
- 13h30min – alunos com idade entre 14 a 15 anos (nascidos em 2011 e 2010)
 
- 15h – alunos com idade entre 07 a 10 anos (nascidos em 2015, 2016, 2017 e 2018)
 
- 16h30min – alunos com idade entre 11 e 13 anos (nascidos em 2012, 2013 e 2014).
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Esportes, situada no Poliesportivo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 08h às 17h.

 

 
 
 
“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para capacitar toda a população no enfrentamento da violência doméstica e familiar no estado. O curso, oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), é gratuito. As inscrições vão até esta terça, dia 19/8, e devem ser feitas neste link.
 
O curso, que está em sua 2ª edição, já qualificou 1.430 servidores da PCMG com especialistas que atuam na temática. O objetivo é conhecer, discutir e analisar os conceitos de gênero e violência.
 
Além disso, o público terá a oportunidade de compreender os processos de encaminhamento de problemas relacionados com as violências de gênero e contra as mulheres em situação de vulnerabilidade ou hipervulnerabilidade. As aulas estarão disponíveis na plataforma EaD da Acadepol de 25/8 a 3/9 de 2025.
 
Em 2025, a PCMG capacitou cerca de 3,8 mil servidores na temática violência de gênero e práticas humanizadas de atendimento a vítimas de violência sexual e outras formas de assédio. Entre a qualificação dos servidores, está a formação de facilitadores na condução dos grupos reflexivo-responsabilizantes do Programa Dialogar, voltado a homens autores de violência doméstica.

 

 
 
 
O Dia C – dia de Cooperar é um evento realizado há anos em Guanhães, que reúne ações assistencialistas, orientações de saúde e atividades de lazer. Neste ano, a ação - iniciativa do Sicoob Credicemn em parceria com a Coopercentro e Sicoob Crediriodoce – será realizada no dia 30 de agosto, sábado, na Praça da Acrópole.
 
As atividades terão início às 10h e seguem até às 15h, com orientações de saúde, atividades físicas, praça de alimentação, shows e muita solidariedade. O Dia C dará continuidade à Campanha Solidários SVP: Transformando Espaços, Iliminando Vidas, em prol do Lar São Vicente de Paulo.
 
Toda a comunidade guanhanense está convidada. É um evento para toda a família.

 

 

 

As competições da Etapa Estadual II do JEMG 2025 foram encerradas nesse sábado, 16/08, nas cidades de Uberlândia e Araguari. O aluno Lucas Magno Carvalho, da Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, atleta que conta com apoio da Rádio Folha FM, participou da prova dos 3.000 metros no atletismo.

A corrida foi marcada por calor intenso e fortes ventos. Mesmo diante das condições adversas, Lucas registrou o tempo de 9 minutos e 45 segundos, conquistando o título de vice-campeão estadual da prova. Ele ficou a apenas 2 segundos do vencedor.

Ao final da manhã de sábado, Lucas Magno recebeu sua medalha de prata nos 3.000 metros, que se soma ao bronze conquistado na prova dos 800 metros, realizada na última quarta-feira (13).

Outro destaque vai para a aluna Nátale Vitória, da E.E Otávio Nunes leite em Sapucaia. Ela conquistou o vice campeonato no salto em altura pelo segundo ano consecutivo e se manteve entre as melhores do Estado, alcançando a marca de 1,35m, a mesma altura da campeã da prova. A segunda colocação se deu por critérios de desempate.

A SRE Guanhães também obteve bons resultados na natação em Araguari, onde a aluna Virlane Martins (IFMG) conquistou o 8º lugar geral na prova dos 200m rasos.

Segundo as informações divulgadas pela Superintendência Regional de Ensino de Guanhães, as trajetórias até a competição foram diversas, mas todas marcadas por treinamento árduo, superação e disciplina. Agora, os olhares se voltam para a Etapa PCD, que será realizada em Poços de Caldas.

 
 
Na manhã dessa quarta-feira (13), a reportagem da Folha esteve na E.E Senador Francisco Nunes Coelho, onde está acontecendo rodas de conversas com a presença de um grupo de jovens holandeses cristãos. Esses jovens costumam vir ao Brasil durante suas férias escolares para se voluntariar em trabalhos solidários e educacionais.
 
Eles fazem parte de uma ação do Projeto Almas, situado no bairro Almas, e escolheram realizar os trabalhos na Escola Senador e outras instituições, além de estarem envolvidos voluntariamente na construção de uma quadra no bairro Almas.
 
Segundo a Diretora da E.E Senador Francisco Nunes Coelho, Flávia Carneiro Vilela, os momentos tem proporcionado vivências ricas aos alunos, que estão tendo a oportunidade de conhecer de perto outra cultura, outra língua. Os voluntários também abordam assuntos importantes e delicados com os alunos, como os malefícios do uso de entorpecentes.
 
 
 
 
A 29ª Edição da Semana da Família Rural do IFMG – Campus São João Evangelista é realizada anualmente e reforça a tradição e o compromisso com o desenvolvimento regional. Este ano, as atividades tiveram início na última segunda-feira (11) e seguem até o próximo domingo, 15 de agosto, com o tema “Parceria para o Desenvolvimento Regional”.
 
As inscrições estão abertas para as próximas programações e podem ser realizadas no site https://www.sje.ifmg.edu.br.
 
O evento anualmente movimenta o campus e os municípios do entorno, sendo mais um marco na busca de soluções para os desafios da região. Ele é, portanto, mais do que uma simples programação anual, a 29ª Semana da Família Rural tem como missão ser um espaço de encontros de várias áreas do saber, troca de saberes, valorização das tradições, conhecimentos, cultura e arte.
 
Em 2025, o campus se fortalece, ainda mais, com a parceria de duas instituições que atuam na região: a EMATER e o SENAR. Essa tríade se apresenta como importantes representantes de um chamamento para trabalhos coletivos e colaborativos, por meio da construção do conhecimento, inovação e tecnologia com foco no desenvolvimento regional.
 
Entre as atividades ofertadas neste ano, destaca-se o Seminário do Queijo Minas Artesanal, que será realizado no próximo domingo, 15 de agosto. O evento gratuito, vai contar com palestras voltadas à melhoria da qualidade, à valorização cultural e ao fortalecimento da produção do queijo de origem, reunindo produtores, técnicos e instituições parceiras.

 

 
 
 
Nesta semana a 32ª Subseção da OAB Guanhães divulgou a programação da Semana Jurídica que será realizada na cidade entre os dias 25 e 27 de agosto. O evento, que também conta com a parceria da UEMG e da AlfaUnipac, é voltado para advogados e estudantes, e vai reunir palestras sobre temas variados. Confira:
 
SEGUNDA-FEIRA (25)
PALESTRA – A importância de se construir novos espaços para a advocacia
Palestrante: Dr. Lindomar Gomes, Advogado e Professor
 
PALESTRA – Questões Práticas do Direito Digital
Palestrante: Dra. Daniella Avelar Gomes, Advogada e Professora
 
TERÇA-FEIRA (26)
PALESTRA – A Mineração, Governança e Proteção do Meio Ambiente: o plano estratégico para o desenvolvimento sustentável
Palestrante: Dra. Larissa de Oliveira Santiago Araújo, Advogada e Professora
 
QUARTA-FEIRA (27)
PALESTRA: Fixação da Pena: Aspectos mais relevantes à luz da jusrisprudência do Superior Tribunal de Justiça
Palestrante: Des. Dr. Franklin Higino Caldeira Filho Desembargador Integrante da 3ª Câmara Criminal do TJMG
 
As inscrições podem ser realizadas através de um formulário, cujo link está disponível na Bio do Instagram @oabguanhaes.

 

 
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu nessa segunda-feira (11) um mandado de prisão contra um homem condenado por latrocínio cometido em 2011, em Guanhães. O crime envolveu roubo seguido de morte e teve grande repercussão na época.
 
Segundos as informações da Polícia Civil, o homem estava foragido desde 2023 e foi localizado na zona rural do município durante investigações feitas pela equipe da delegacia local. A ação resultou na captura do condenado após levantamentos que apontaram seu paradeiro.
 
Após a prisão, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional. Ele permanece à disposição da Justiça para cumprir a pena determinada.

 

 
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante um homem, de 70 anos, redificado pela PCMG , suspeito de armazenar material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, em Guanhães.
 
Durante a abordagem, realizada pela Polícia Civil na última quinta-feira (7/8), o suspeito afirmou ter pago a quantia de R$ 26 mil para “adotar” uma adolescente de 13 anos. As investigações apontaram que o homem mantinha diversas imagens de conteúdo sexual envolvendo menores, além de registros de conversas de teor explícito com menores.
 
O suspeito foi conduzido à Delegacia em Guanhães, onde foi autuado em flagrante pelo crime de armazenar ou possuir imagens e vídeos com cena de sexo ou pornografia envolvendo criança ou adolescente. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.
 
A PCMG reforça a importância das denúncias em casos de crime envolvendo vítimas menores de 18 anos, que podem ser feitas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
 
 
Pagina 1 de 882

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato