Educação

 
 
Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de redação no próximo domingo (9), junto com as provas de códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. A nota varia de 0 a 1 mil pontos e é atribuída de acordo com as cinco competências estabelecidas.
 
Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.
 
O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deverá defender um ponto de vista - uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência.
 
O objetivo desse texto é convencer o leitor de que determinado ponto de vista é acertado e relevante. Para tanto, deve-se mobilizar informações, fatos e opiniões, a partir de um raciocínio coerente e consistente.
 
Adicionalmente, o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
 
Os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto:
 
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento, também chamado de repertório sociocultural, tenham relação com o tema proposto para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Proposta de intervenção (solução) para o problema abordado.
 
Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação oficial da prova do Enem. Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra.

 

 
 
 
Nesta quinta-feira, 06 de novembro, o Senac Minas em parceria com a ACIG, vai realizar a palestra “Como liderar equipes multigeracionais” em Guanhães, voltada para empresários, empresas e seus colaboradores.
 
O evento é gratuito e será realizado de 19h às 22h, na Loja Maçônica Pioneiros do Nordeste. Na ocasião, os presentes vão descobrir sobre como a inovação e a adaptação podem transformar a forma de liderar.
 
As vagas são limitadas e estão acabando. Inscreva-se!
Para mais informações, entre em contato com a ACIG: 3421-1980

 

 
 
 
Se você está cursando graduação em outra instituição e deseja continuar seus estudos na UEMG, ou já concluiu um curso superior e quer iniciar uma nova formação, esta é a sua oportunidade.
 
A Universidade informou na manhã desta segunda-feira (03), por meio de suas redes sociais, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de transferência e obtenção de novo título, com ingresso no 1º semestre de 2026.
 
Segundo as informações divulgadas, a seleção será realizada com base no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), valorizando o seu desempenho acadêmico.
 
Os interessados devem se inscrever de forma online, até a próxima sexta-feira, 7 de novembro. Acesse o edital no site da UEMG (link disponível na bio do Instagram: uemgguanhaes) e saiba mais.
 
 

UEMG Guanhães está promovendo a II Semana de Engenharia Civil

Escrito por  |  Terça, 28 Outubro 2025 19:29  |  Publicado em Educação
 
 
De hoje, 28 de outubro, até o próximo sábado, 1º de novembro, está acontecendo a II Semana de Engenharia Civil, um evento promovido pela UEMG Guanhães e aberto à toda a comunidade.
 
O encontro vai contar com palestras, minicursos, roda de conversa e visita técnica em obras. Uma semana repleta de aprendizado, prática e conexões!
 
Interessados devem se inscrever pelo link: even3.com.br.

 

 
 
 
Estão abertas as inscrições para o Cadastro Escolar 2026, conforme Resolução SEE nº 5.191/2025. Devem se cadastrar: crianças que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental e completam 6 anos até 31/03/2026; estudantes que vão para o 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio / Educação Profissional; e também quem deseja retornar aos estudos em 2026.
 
O prazo para se inscrever vai até o dia 14 de novembro, e os cadastros devem ser feitos pelo site: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
 
Famílias sem acesso à internet podem procurar os postos de cadastramento:
Escolas Municipais, Escolas Estaduais ou a Secretaria Municipal de Educação, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h.
 
Documentos necessários (original e cópia):
 
- Certidão de nascimento
- CPF e identidade da criança
- Cartão do SUS
- Cartão ou caderneta de saúde atualizada (para crianças até 10 anos)
- CPF e identidade dos pais
- Cartão do PSF da família (para confirmar o endereço)
- E-mail e telefone
 
No ato da matrícula: apresentar comprovante de residência (luz, água ou telefone) em nome dos pais e o cartão do PSF.
 
Mais informações: educacao.mg.gov.br.

 

 
 
 
A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) prorrogou o prazo de inscrições dos Editais nº 09/2025 e nº 10/2025, que compõem os processos seletivos destinados à formação de cadastro de reserva de profissionais para atuação temporária nas unidades da rede estadual de ensino. Agora, os interessados têm até às 17h do dia 5/11 para se inscrever, exclusivamente pelo Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe).
 
O processo contempla funções essenciais para o funcionamento das escolas, abrangendo cargos do quadro do magistério, técnico e administrativo, além de oportunidades voltadas à educação profissional e tecnológica. As inscrições destinadas à formação do cadastro de reserva terão validade até 31/12/2026.
 
Entre as funções contempladas, estão as de professor da educação básica que podem atuar na educação profissional e tecnológica, que inclui vagas para atuação nas escolas estaduais que ofertam cursos técnicos e formações integradas à educação profissional.
 
Para concorrer, é necessário possuir formação específica ou correlata para os componentes curriculares. A relação de cursos superiores específicos, correlatos e por eixo tecnológico da educação profissional está disponível no Anexo I do Edital nº 10/2025.
 
Diversidade de funções e abrangência estadual
 
Além das vagas voltadas à educação profissional, o processo seletivo também abrange funções do quadro do magistério, como Analista Educacional/Inspetor Escola (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB), Professor de Educação Básica (PEB).
 
No quadro técnico e administrativo, o Edital PSS/SEE/MG nº 09/2025 abrange funções como Analista de Educação Básica (AEB), com especialidades em psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e terapia ocupacional; Analista Educacional (ANE) na função de nutricionista, Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).
 
Os candidatos podem realizar até seis inscrições, escolhendo diferentes funções e Superintendências Regionais de Ensino (SREs), o que amplia as possibilidades de contratação em diversas regiões do estado.

 

 

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

Escrito por  |  Quarta, 22 Outubro 2025 18:53  |  Publicado em Educação
 
 
Para ajudar os adolescentes a navegar com mais segurança na internet, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), entidade vinculada ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançou nessa terça-feira (21) o guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso da Internet.
 
O guia foi produzido após conversas com adolescentes de todas as regiões do Brasil e foi apresentado durante o 10º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, na capital paulista.
 
O material está disponível gratuitamente na internet e fornece dicas para incentivar os jovens a navegarem de forma segura, crítica e equilibrada no ambiente online, tratando de assuntos importantes como privacidade, desinformação, saúde mental, inteligência artificial e cyberbullying.
 
Para a elaboração da cartilha, foram feitas escutas com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, explicou a diretora de Projetos da Rede Conhecimento Social, Harika Merisse Maia. “Foi muita coragem do NIC.br de se abrir para crianças e adolescentes falarem”, disse ela, durante o evento. “Geralmente fazemos poucas perguntas para as crianças. Mas foi muito legal escutá-las e trazer isso para o guia”, completou.
 
Durante essa conversa com as crianças e adolescentes, contou Harika, foi possível perceber dados interessantes como o fato de que meninos e meninas entre 9 e 11 anos costumam usar o celular por meio das contas dos pais para poderem jogar de forma offline ou para assistirem a vídeos. Já os adolescentes de 12 a 17 anos usam o aparelho para fazerem compras, acessarem as redes sociais e até mesmo para fazerem apostas. “Os jogos são a principal porta de entrada para as redes sociais e para a internet como um todo. E, quando se fala de adolescentes, eles estão muito mais expostos a conteúdos que não são adequados como, por exemplo, jogos de azar.”
 
Segundo a diretora, durante essa escuta com crianças e adolescentes, os próprios entrevistados apontaram recomendações sobre como fazer o uso seguro da internet.
 
“Temos uma lista de sete recomendações para garantir um ambiente digital mais seguro para crianças e adolescentes, que vieram deles. Entre essas recomendações está a definição de um tempo limite para uso da internet. Eles mesmo estão pedindo limite. E isso vem aparecendo em várias pesquisas que temos feito. Eles também não se importam de o pai e de a mãe saberem o que eles estão fazendo. O problema é eles sentirem que a privacidade foi, de alguma forma, ultrapassada”, explicou Harika.
 
As demais recomendações feitas por esses adolescentes citam a necessidade de acompanhamento e orientação conforme a faixa etária, o estabelecimento de regras de maneira dialogada, exemplos de uso inadequado e suas consequências, a garantia de um espaço seguro para que possam pedir ajuda e orientação e a proposição de mais atividades interativas fora das telas.

 

 
 
 
No dia 06 de novembro o Senac Minas em parceria com a ACIG, vai realizar a palestra “Como liderar equipes multigeracionais” em Guanhães, voltada para empresários, empresas e seus colaboradores.
 
O evento é gratuito e será realizado de 19h às 22h, na Loja Maçônica Pioneiros do Nordeste. Na ocasião, os presentes vão descobrir sobre como a inovação e a adaptação podem transformar a forma de liderar.
 
As vagas são limitadas. Para mais informações, entre em contato com a ACIG: 3421-1980.
 
 

Pagina 1 de 118

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato