Devido ao grande número de casos de sarampo confirmados em território nacional, o Ministério da Saúde iniciou em outubro a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que acontece em duas etapas. A primeira ocorreu entre 07 e 25 de outubro, e foi direcionada para bebês de 6 meses a menores de 5 anos.Vale lembrar que embora a campanha esteja abrangendo bebês entre 6 e 11 meses, a dose zero não é considerada válida para o Calendário Nacional de Vacinação da criança.
A próxima etapa vai acontecer neste mês, entre os dias 18 e 30 de novembro, e vai abranger pessoas entre 20 e 29 anos. Os jovens devem ter comprovadas ao menos duas doses da vacina que tenha componente contra o sarampo para serem considerados protegidos da doença.
Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica de Guanhães, o Dia D será realizado no último dia da campanha, sábado (30), quando todas as Unidades Básicas de Saúde do município ficarão abertas de 7h30min às 16h.
Ainda de acordo com a pasta, neste ano em Guanhães, 443 crianças foram imunizadas com a dose 1 (bebês de 12 meses) e 458 crianças foram vacinadas com a dose 2 (bebês de 15 meses). Já no período da primeira etapa da campanha, 117 crianças receberam a dose zero (bebês de 6 a 11 meses).
Importante ressaltar que apesar do período específico de campanha, não é necessário aguardar as datas da mobilização nacional para ser vacinado. A vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde.
Em um comunicado do dia 4 de outubro, o Ministério da Saúde informou que há 5.404 casos confirmados de sarampo em território nacional.
Por Folha