A Campanha Nacional contra a poliomielite teve início nesta segunda-feira (27) e vai até 14 de junho, com foco na vacinação de crianças de 1 a 4 anos, independentemente de doses anteriores.
Em Guanhães, a vacina já está disponível em todas as unidades de saúde, e contará com um vale passeio, para as crianças que se imunizaram, na Carreta Zé Gotinha no Dia D, que acontecerá no dia 8 de junho.
Para menores de 1 ano, a vacinação será avaliada conforme a situação da caderneta de vacinação. A estratégia visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução da doença no Brasil.
A poliomielite, causada pelo poliovírus, é altamente infecciosa e pode levar à paralisia em poucas horas. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), destaca a importância da vacinação para proteger as crianças contra essa doença.
Apesar da vacina ser gratuita e disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a cobertura vacinal em Minas Gerais está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Dados indicam que em 2023, a cobertura vacinal foi de 87,88% em menores de 1 ano e 81,58% em crianças a partir de 1 ano. Em 2024, no período de janeiro a março, as taxas foram de 88,39% e 81,97%, respectivamente.
A poliomielite é transmitida principalmente por via fecal-oral e pode causar complicações graves, como paralisia permanente, destacando a importância de manter a vacinação em dia. Embora o Brasil tenha sido certificado livre do poliovírus selvagem em 1994, em 2023 foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e por isso, a vacinação é crucial.
Por Agência Minas/ Edição Folha