A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, fidelizados ou não, em todas as regiões do estado. Foi registrada uma queda nos estoques do grupo sanguíneo O (negativo e positivo).
É necessário que a situação seja normalizada para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue em Minas Gerais e, assim, atender à demanda de pacientes.
A Fundação mantém um Gabinete de Crise, grupo responsável por traçar ações estratégicas para a adequação do estoque em períodos de possível queda de comparecimento de doadores e aumento da demanda transfusional, como o Carnaval. Esse Gabinete vem trabalhando de forma intensiva na coordenação e gestão do estoque de hemocomponentes, visando à manutenção do atendimento à população.
Na região, os Hemocentros mais próximos encontram-se em Governador Valadares e Diamantina.
CARAVANA EM GUANHÃES
Como tem ocorrido frequentemente na cidade, voluntários estão organizando mais uma caravana para levar doadores até um Hemocentro. Ainda não há uma data definida, mas os interessados em participar, podem entrar em contato com Jackson Sardinha, através do telefone (33) 8437-9170 e deixar seus dados. A previsão é de que a ação aconteça no início do mês de março.
Por Folha com informações Estado de Minas