Na edição dessa terça-feira (09), o Jornal da Folha abordou os cuidados com a saúde durante os dias mais frios do ano. Hoje (10) dando continuidade ao assunto, vamos falar sobre os cuidados com a pele, que também são essenciais neste período para evitar o ressecamento e suas consequências: irritações, descamações e coceiras.
Segundo a Esteticista e Cosmetóloga, Ana Luíza Nardy, o frio e o clima seco são fatores que contribuem para a perda de umidade natural do corpo, o que é agravado ainda mais por alguns hábitos comuns da época, que se forem mudados, podem fazer toda a diferença.
“Uma dica simples é evitar tomar banhos muito quentes. A água quente pode retirar parte da barreira protetora da pele causando o ressecamento. A longo prazo, a pele pode ficar com o aspecto craquelado causando coceiras e até placas avermelhadas. Nesta época do ano também não ingerimos muito liquido, o que favorece ainda mais o ressecamento”, explica.
A profissional também apontou outro erro cometido por grande parte das pessoas: o uso de buchas durante o banho. De acordo com ela, a bucha também retira a camada protetora dos tecidos e só deve ser utilizada quando houver sujeiras difíceis de serem tiradas apenas com sabonete.
Ana Luíza citou a importância do uso de bons hidratantes após o banho, quando a absorção do produto é maior e indicou os sabonetes mais adequados: neutros ou com base hidratante.
Outro ponto destacado pela especialista foi o uso do protetor solar no rosto mesmo em dias frios e nublados: “Muita gente associa proteção solar ao verão ou aos dias ensolarados, mas o uso do protetor no rosto é necessário em todas as épocas do ano. Vale lembrar que o sol não é um vilão e se expor à luz solar diariamente com moderação traz diversos benefícios para a saúde, uma delas é a produção de vitamina D, essencial em diversas funções do corpo, além de prevenir doenças.”, finalizou.
Por Folha
Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)