Subiu para 32 o número de casos suspeitos de febre maculosa em Contagem (MG). Duas pessoas morreram vítimas da doença entre o final de maio e início de junho. Outras duas mortes são investigadas. O balanço de notificação dos casos foi atualizado ontem (5) pela prefeitura de Contagem.
As quatro vítimas são de uma mesma família que se reuniu para capinar e cercar um terreno e foram picados pelo carrapato-estrela, o vetor da febre maculosa. A prefeitura de Contagem montou uma força tarefa para combater o vetor da doença. Uma unidade de saúde foi aberta na região Nacional para atender as 128 pessoas que foram picadas por carrapatos após entrarem na mata para cercar o terreno.
GUANHÃES
Diante da repercussão dos casos em Minas, muitos moradores de Guanhães se preocuparam com a proliferação da doença, principalmente, por causa da grande quantidade de carrapatos presentes na região.
Na manhã desta quinta (06) a reportagem da Folha entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica de Guanhães, que informou que neste ano nenhum caso suspeito da doença foi registrado, e que os moradores podem ficar tranquilos.
No entanto, é sempre bom evitar contato com o vetor, que é o carrapato estrela, e geralmente pode ser encontrado em animais de grande porte (bois, vacas, cavalos) e outros animais, como cães e aves.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a VE: 3421-2103.
Confira a foto.
Cuidados
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria. Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça e muscular, enjoo e manchas na pele, que podem ser confundidos com a dengue.
Para haver transmissão da doença, o carrapato precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas.
Por Agência Brasil/Edição Folha