A manhã do último sábado (02) em Guanhães foi marcada por um show de solidariedade guanhanense: a comunidade abraçou a causa e compareceu em peso para realizar o cadastro para doação de medula óssea. A ação organizada por voluntários, aconteceu na E.E Odilon Behrens, em prol do guanhanense Léo, diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda.
Segundo os organizadores, o REDOME - Instituto responsável pelo procedimento, concedeu 120 cadastros para Guanhães e em menos de uma hora, essa meta foi alcançada. Entretanto, cerca de 150 pessoas realizaram o pré-cadastro e estão na fila de espera, aguardando uma nova coleta que deve ser realizada em breve.
CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
A doação de medula óssea é um procedimento seguro e sem dor. Um doador compatível pode estar em qualquer lugar do mundo. O processo é simples e rápido: é coletado apenas 5 ml do seu sangue para realizar o cadastro.
Caso você seja um doador compatível, o REDOME entrará em contato para conversar sobre o seu desejo e disponibilidade de seguir no processo, revisar seus dados cadastrais e avaliar sua saúde. A doação só acontece quando a equipe médica tem certeza do seu bom estado de saúde.
Mesmo que você não tenha participado da ação em Guanhães, se você tem entre 18 e 35 anos e deseja realizar o cadastro, basta se dirigir a qualquer Hemocentro. O mais próximo é em Diamantina, R. da Glória, 469.