O mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas em universidades, escolas e do início das férias escolares. Por isso é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados.
Para destacar a importância da doação de sangue nesse momento do ano, começou no último sábado (1º) a campanha Junho Vermelho.
Em alguns locais do país, a campanha iluminará com a cor vermelha instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos.
Lançada no estado de São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o país.
De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo movimento Eu Doo Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017.
De acordo com o levantamento, além do recesso e do clima mais frio, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.
Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue. O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Assim como a maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.
CARAVANA DE DOAÇÃO DE SANGUE
A Associação Ato de Amor está organizando mais uma Caravana de Voluntários à doação de sangue rumo ao Hemominas da Capital, desta vez com o objetivo de abastecer o estoque.
São 25 vagas, e a ida está prevista para o dia 15/06, e se você tiver interesse em participar entre em contato com Jackson Sardinha (33) 98437-9170 ou Nerilson (33) 98804- 9294.
Por Agência Brasil/Edição Folha