Período chuvoso é época que favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, o município de Guanhães faz um alerta importante à população para redobrar os cuidados e reforça que a eliminação de focos do mosquito começa dentro de casa.
Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença para evitar a proliferação do inseto. Entre as principais orientações estão em não deixar água parada em recipientes, manter a caixa d’água sempre limpa e bem fechada, além de realizar a limpeza frequente de calhas, ralos e pneus. O descarte correto de lixo e entulhos também é fundamental para impedir que se tornem criadouros do mosquito.
A Prefeitura também chama a atenção para os sintomas da doença. Em caso de febre, dores no corpo, mal-estar ou dor atrás dos olhos, a orientação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para avaliação e atendimento.
O alerta é claro: o combate à dengue depende do envolvimento de todos. Cuidar do quintal, da casa e do entorno é uma forma de proteger não apenas a própria família, mas toda a cidade. (Com informações ASCOM Guanhães)