Hoje é segunda-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O objetivo da data é homenagear as pessoas que se dedicam à causa e também serve para conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue.
Tal ato ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. A data foi estabelecida através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, por conta do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue celebrado em 25 de novembro.
Em Guanhães dezenas de moradores se solidarizam com a causa participando de caravanas que são organizadas frequentemente por pessoas também engajadas. A próxima sairá nesta sexta, 29 de novembro, e será em prol da guanhanense Anne Macedo, que se encontra internada na capital se preparando para um transplante de medula.
Se você ainda não é um doador, essa pode ser uma grande oportunidade. Através de uma parceria com a empresa Saritur, os organizadores da ação conseguiram um ônibus fretado com 45 vagas. O voluntário que participar não terá nenhum custo. O veículo sairá às 23h30min da Rodoviária de Guanhães. Interessados podem entrar em contato com Jackson Sardinha pelo telefone (33) 9 8437-9170 ou Roberta Andrade (33) 98843-5405.
Quem pode doar sangue?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir algumas regras, confira algumas:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Ter, no mínimo, 50 quilos;
- Ter boas condições de saúde
- Estar bem alimentado e descansado
Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
Seja um doador!
Por Folha