A primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22) às 22h04 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para trechos do Sul e do Sudeste do país válido para as horas que antecedem a chegada da estação. Uma massa de ar polar considerada intensa para esta época do ano e a passagem de um ciclone extratropical pela costa afetam o clima no país.
Há previsão de chuvas e ventos de até 100 km/h na faixa laranja. Em Guanhães, de acordo com o Inmet, também há previsão de precipitação acumulada durante as primeiras horas da chegada da primavera. Em relação as temperaturas, as mínimas devem ficar em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem atingir os 33°C.
O início da estação é chamado de equinócio de primavera – dia do ano quando praticamente o dia e a noite tem a mesma duração: 12 horas. A estação termina em 21 de dezembro às 18h48, segundo o Inmet. A primavera é marcada pelo período de transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil – enquanto os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará.
Previsão para a região Sudeste
As chuvas devem ficar acima da média no Sudeste nos próximos três meses. Já as temperaturas devem ficar próximas e ligeiramente abaixo da média em grande parte da região por causa do retorno das chuvas mais regulares no mês de novembro.
Ainda de acordo com o Inmet, até a próxima segunda-feira (26), o tempo ficará mais instável no Sudeste, principalmente na próxima quinta (22), devido à passagem de uma frente fria que se desloca em direção aos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos próximos dias, os volumes de chuvas poderão ultrapassar 80 mm, principalmente no sudeste de Minas Gerais.