A estação preferida dos amantes do frio enfim chegou. Nesta quarta-feira (21), às 11h58, iniciou-se o inverno no Hemisfério Sul. Em Minas Gerais, o “friozinho” já é sentido, principalmente durante as noites e as manhãs. Nesta semana, Guanhães tem previsão de tempo seco e baixas temperaturas.
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, as mínimas permanecem em torno dos 10ºC nos próximos dias, e as máximas chegam aos 27ºC – uma oscilação grande. Muita névoa pela manhã, baixas possibilidades de chuva e umidade relativa do ar abaixo de 40% em alguns períodos estão previstos para esta semana.
Apesar da queda dos termômetros em relação ao verão e ao início do outuno, não há previsão de frio recorde neste inverno em Minas Gerais. O cenário é apresentado pelo meteorologista Ruibran dos Reis. Segundo ele, o inverno terá temperaturas “entre 2 °C e 3 °C acima do normal”.
Conforme Ruibran, até a primeira semana de julho, não há previsão de frio intenso no Estado. “O sol deve predonominar. Sem nuvens, as temperaturas caem durante a noite e a manhã - como é típico do inverno -, mas nada muito intenso”, afirmou.
El Nino
As temperaturas mais altas no inverno deste ano se devem a atuação do El Niño, que ocorre no Oceano Pacífico e causa o aquecimento das águas, conforme explica Ruibran. Isso porque o fenômeno pode bloquear o avanço de frentes frias.
Fonte: INMET/OTempo
Foto: Jean Pierre Amaral