O verão é a estação ideal para ir à praia, clubes aquáticos, praticar esportes, e exercitar o corpo, porém, expor o corpo a altas temperaturas solares, pode custar caro.
Cuidar da pele no verão nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso a reportagem da Folha conversou com a esteticista, cosmetóloga pós-graduada em acupuntura e especialista em acupuntura estética, AnaLuiza Nardy, que deu dicas e orientações sobre o assunto.
Ana Luiza conta que neste período a radiação solar incide mais sobre a terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Por esse motivo é necessário intensificar o uso do filtro solar, que segundo ela deve ser aplicado diariamente e não só em momentos de lazer ao ar livre, “O ideal é que se aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar para que a pele absorva, distribuindo uniformemente em todas as partes do corpo”, afirma.
Além do uso do filtro solar, a dica da esteticista é usar chapéus e roupas com tecido de algodão, pois eles bloqueiam boa parte da radiação, proporcionando uma proteção maior.
Outro fator importante é a hidratação, Ana Luiza alerta que a hidratação nesta época deve ser redobrada tanto por dentro quanto por fora e por isso é necessário aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, sucos naturais e da água de coco. É essencial também aplicar um bom hidratante corporal para manter a pele hidratada.
Por fim, a especialista ressalta que a exposição solar é fonte de saúde e deve ser usada com moderação, “O sol, muitas vezes, é tido como um vilão, pois sabemos dos males que a exposição em excesso pode causar, mas o mais importante é que ele é necessário e deve ser visto como fonte de saúde. A exposição solar na medida certa pode prevenir doenças e promover qualidade de vida. Então a dica é se expor com moderação”, finaliza.
Por Folha