A Prefeitura Municipal de Virginópolis emitiu uma nota na tarde dessa quinta-feira (02) esclarecendo a situação financeira do município e adiantando para os moradores de toda a região, que a edição 2018 do tradicional Festival da Jabuticaba está em risco, devido à grave condição financeira que a cidade vivencia. Confira parte da nota na íntegra:
“Uma prefeitura, somente com recursos de sua arrecadação, não conseguiria ofertar serviços básicos como saúde e educação para seus moradores. Assim, pautado pela legislação brasileira, as prefeituras recebem financiamento do Governo Federal e Governo Estadual, valor esse que é advindo das arrecadações fiscais existentes em nosso país, como exemplo IPVA, ICMS, entre outros.
Desde 2016, o Governo de Estado de Minas Gerais deixou de cumprir diversos compromissos financeiros, o que prejudica de forma gigantesca o desenvolvimento das cidades.
[...]
A gestão municipal afirma que o compromisso é não interromper os serviços essenciais aos moradores e ressalta que não deixará de arcar com o pagamento dos servidores e por esse motivo um replanejamento das ações está em execução e o tradicional Festival pode não acontecer se a situação financeira não melhorar, bem como outras festividades e ações que não são essenciais.”
Paralisação na Cidade
Na manhã dessa quinta (02) a Prefeitura Municipal de Virginópolis enviou um comunicado à reportagem da Folha, informando que em virtude da falta de recebimento de recursos pelo Governo de Minas, os municípios da comarca de Virginópolis vão paralisar os serviços básicos.
Portanto, nesta sexta (03), nesse municípios, não haverá atendimento nas repartições públicas , aula para a rede municipal, atendimento nas unidades de saúde, tampouco coleta de lixo.
Por Ascom Virginópolis/Edição Folha