A tempestade que levou caos a São Paulo, causando destruição e morte, deixa Minas em alerta. O mesmo sistema metereológico que atuou na capital paulista vai causar chuva em praticamente todo o Estado nesta terça-feira (11). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os volumes mais expressivos são esperados nas regiões Central, Oeste, Sul, Campos das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. "Esse sistema metereológico que atuou por lá é o mesmo que avançou para o litoral do Rio de Janeiro e atua em Minas. A frente fria vai causar chuvas intensas por aqui até pelo menos sexta-feira, quando deve diminuir de intensidade", explicou o metereologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
Todo cuidado é pouco
Com solo molhado e expectativa de mais temporais, os moradores devem redobrar a atenção. Confira alguns sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes⠀⠀
- Água empoçando no quintal⠀⠀
- Portas e janelas emperrando⠀⠀
- Rachaduras no solo⠀⠀
- Água minando da base do barranco⠀⠀
- Inclinação de poste ou árvores
Período Chuvoso
A lista de óbitos pelas chuvas subiu para 70, sendo que 59 ocorreram após 24 de janeiro. O Estado tem 196 municípios em estado de emergência, cinco em calamidade e mais de 34 mil desalojados e desabrigados.
Por Hoje em Dia/Edições Folha