Na próxima quarta-feira (24), o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), vai realizar em Serro, o lançamento da marca Região do Serro, o selo que garante a qualidade do legítimo queijo artesanal.
O lançamento da marca tem como objetivo valorizar a região a partir do produto, que é um dos grandes representantes da gastronomia mineira. A iguaria é registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e certificada pelo Instituo Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.
A região produtora do Queijo do Serro é composta por 11 municípios: Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro,Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.
De acordo com cadastramento realizado pelo Sebrae, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa, a região possui aproximadamente 750 produtores que, juntos, somam uma produção anual de 3,66 mil toneladas, cerca de 10 toneladas por dia do famoso queijo artesanal. Os produtores são, em sua maioria, agricultores familiares, de pequeno porte, com produção média diária em torno de 15 unidades.
Iguaria premiada
No ano passado, o Queijo do Serro ganhou destaque internacional ao conquistar quatro medalhas – três de prata e uma de bronze - no Mondial du Fromage, realizado na cidade de Tours, na França. A iguaria mineira concorreu com 700 produtos de 20 países.
O lançamento da marca Região do Serro (Queijo do Serro)
acontece às 18h30 no Auditório da Escola Infantil Irmã Carvalho, Ladeira da Matriz, 100 – Centro de Serro.
Por Ideia Comunicação/Edição Folha