No dia 25 de junho, a Carreta do projeto “Roda-Hans” vai estar em Diamantina realizando testes para detecção de Hanseníase.
O objetivo da ação é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar o atendimento qualificado, a fim de favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil e da Novartis Brasil.
A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS. Mesmo assim, o Brasil ainda é o segundo país que mais diagnostica casos da doença no mundo. Por isso, precisamos mudar esse cenário.
O projeto “Roda-Hans” é uma iniciativa inovadora nesse processo, que busca não apenas diagnosticar novos casos da doença, mas também conscientizar a população das cidades por onde passa, além de melhorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde desses locais.
O veículo ficará estacionada no Largo Dom João a partir das 08h. Os atendimentos serão exclusivos para pacientes triados nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Por Folha com informações ASCOM Diamantina e Ministério da Saúde