O governo de Minas Gerais lançou, nessa segunda-feira (29/7), em Diamantina, o programa Saúde em Rede, que pretende solucionar até 85% dos casos de filas e longas esperas por atendimento médico nos municípios da região.
A melhora será possível graças à metodologia desenvolvida em parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, que propicia a estruturação das redes de atenção por meio do mapeamento e da otimização dos processos de trabalho. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão desde a atenção primária, passando pela atenção ambulatorial especializada, e chegando à atenção hospitalar.
Durante o lançamento, o governador também assinou um termo de compromisso para que 100% dos municípios da região participem da iniciativa, beneficiando cerca de 298 mil pessoas. Inicialmente, os trabalhos serão direcionados à saúde das mulheres e crianças, bem como atenção às pessoas em situação de hipertensão e diabetes. Serão capacitados 3,2 mil profissionais da atenção primária do Estado. O objetivo é que, em um ano, seja iniciado o processo do Saúde em Rede em todas as macrorregiões de Saúde.
Oficina Ortopédica
Além do programa Saúde em Rede, também houve a inauguração da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, que entrará em funcionamento após três anos de questões burocráticas e financeiras. Em 2019, foi iniciado o custeio mensal de R$ 50,6 mil referente à contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com a inclusão deste pagamento na agenda de repasses prioritários.
A Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina é vinculada à Oficina Ortopédica Fixa do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), sendo composta por um caminhão adaptado especialmente para esse fim.
O veículo se deslocará, juntamente com uma equipe mínima de profissionais, para locais sem acesso à Oficina Ortopédica Fixa, que presta assistência à pessoa com deficiência nas modalidades de ostomia, reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, sendo responsável pelo atendimento de 52 municípios mineiros, abrangendo a região ampliada de Saúde do Jequitinhonha, bem como as regiões de Curvelo e Guanhães.
A unidade móvel poderá atender também às regiões ampliadas de Saúde do Jequitinhonha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste e Leste do Sul, chegando a um total de 284 municípios.
Por O Tempo